World Bicycle Relief: saiba como a bicicleta ajuda quem mais precisa

World Bicycle Relief

Em 2005, após o tsunami asiático ter destruído parte do Sri Lanka, o vice-presidente da SRAM, Frederick Day, fundou uma associação para oferecer bicicletas às populações mais necessitadas daquele país. Assim nasceu a WBR – World Bicycle Relief.

Nas regiões em desenvolvimento do mundo, milhões de pessoas caminham quilômetros todos os dias apenas para sobreviver. A pé, os indivíduos correm contra o sol para realizar as tarefas diárias. A distância portanto é uma barreira para frequentar a escola, receber assistência médica e entregar produtos ao mercado.

Desde então, o programa vem transformando vidas através da bicicleta. Em parceria com organizações de ajuda no Sri Lanka, foram distribuídas mais de 24 mil bicicletas para sobreviventes desabrigados, fornecendo acesso à educação, saúde e meios de subsistência.

A atuação da World Bicycle Relief persiste por mais de 15 anos. Nesse intervalo, o projeto contabiliza mais de 150 funcionários, em 13 países, que estão mudando vidas através das bicicletas. É por isso que hoje vamos falar um pouco das ações da WBR e do poder transformador da bike!

COMO A WORLD BICYCLE ATUA?

A World Bicycle Relief trabalha com parceiros para ajudar as comunidades a criar mudanças duradouras e sustentáveis e quebrar o ciclo da pobreza. Os programas fornecem bicicletas Buffalo especialmente projetadas e montadas localmente para estudantes, profissionais de saúde e empresários. 

Em comparação com as caminhadas, as bicicletas aumentam a capacidade de carga e a distância percorrida. Ao mesmo tempo que diminuem os tempos de viagem. Em outra palavras, elas são uma ferramenta simples e sustentável usada para preencher a lacuna entre necessidades e recursos, capacitando indivíduos, famílias e comunidades inteiras a prosperar. 

Os fundos dos apoiadores globais permitem uma programação inovadora, entrega de bicicletas para pessoas necessitadas e avaliação constante do impacto.

O QUE É UMA BICICLETA BUFFALO?

Projetada pela World Bicycle Relief, a Buffalo Bicycle primeiramente não é uma bicicleta típica. Enquanto a maioria das bicicletas do mundo são leves, complexas e feitas para recreação, a Buffalo foi projetada para atender às necessidades urgentes das pessoas nas regiões rurais dos países em desenvolvimento. 

Assim, a colaboração com líderes do setor refletiu o compromisso de criar uma bicicleta mais forte, mais simples e sustentável que pudesse resistir por exemplo às duras condições rurais.

DEMANDA DE MERCADO PARA PRODUZIR MAIS

A World Bicycle Relief combina igualmente programas sem fins lucrativos impactantes com vendas de empresas sociais. Dessa forma, atende à necessidade urgente de transporte confiável nas regiões em desenvolvimento.

Conforme as pessoas nas comunidades atendidas viram a resistência e durabilidade das bicicletas robustas, a demanda local por transporte de alta qualidade cresceu exponencialmente. 

Em 2008, a World Bicycle Relief formou a subsidiária Buffalo Bicycles Ltd., criando um modelo híbrido inovador. Ou seja, uma organização sem fins lucrativos é totalmente proprietária de uma empresa com fins lucrativos que vende bicicletas para outras organizações sem fins lucrativos, empresas, governos locais e indivíduos para atender a essa crescente demanda do mercado.

As vendas da Buffalo Bicycles Ltd. ajudam a financiar os programas da World Bicycle Relief. Em conclusão, isso permite oferecer maior eficiência, distribuir mais bicicletas por doação, escalar e gerar um impacto mais profundo e de longo prazo onde o trabalho é feito.

COMO APOIAR A WBR

Seja você um entusiasta da bicicleta ou não, há um lugar para você no movimento World Bicycle Relief. Acesse o site, junte-se à comunidade global de apoiadores e mude o mundo através do poder da bicicleta!


* Confira também aqui no blog o post Aplicativo KM Solidário: transforme pedaladas em doações para ONGs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *