WikiLoc: o app para Mountain Bike

Conheça o aplicativo ideal para compartilhar trilhas.

Quantidade menor de carros, contato com a natureza e com lugares incríveis muitas vezes inacessíveis de automóvel. Essas são apenas algumas das vantagens de pedalar em trilhas ao invés das vias asfaltadas das cidades.

E embora a prática do Mountain Bike ganhe cada vez mais adeptos, fato é que tanto os ciclistas experientes quanto os novatos encontram certa dificuldade na hora de descobrir novas trilhas. É por isso que vamos falar hoje sobre o WikiLoc, um app para Mountain Bike gratuito, fácil de utilizar e ótimo para compartilhar trilhas com outros bikers.

Mais de 4 milhões de trilhas

O WikiLoc foi criado em 2006 pelo espanhol Jordi Ramot, conta com quase 2 milhões de usuários e mais de 4 milhões de trilhas registradas. O aplicativo é compatível com Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente em diversas idiomas, incluindo o português.

Como utilizar

Após a instalação basta realizar o cadastro e realizar alguns ajustes simples nas configurações. O funcionamento é semelhante ao de apps mais populares (como o Strava, por exemplo): basta clicar em “Gravar Trilha” que o aplicativo mapeia o caminho percorrido.

Não esqueça de escolher a modalidade da atividade, além do Mountain Bike estão disponíveis diversas outras atividades esportivas geralmente praticadas ao ar livre, como Moto Trial, Trekking e Escalada.

No final da trilha é possível avaliar o grau de dificuldade, o tempo gasto percorrido e a velocidade média. Também há opção de adicionar informações e fotos do percurso.

Por que usar o WikiLoc

Ao contrário dos aplicativos similares, o WikiLoc foi desenvolvido especialmente para ser usado em trilhas e por isso utiliza imagens de satélite do Google Earth, acabando com o problema do imenso vazio dos mapas tradicionais de outros apps quando utilizados fora das zonas urbanas. Ao mesmo tempo, na comparação com apps que oferecem importação de tracklogs, o WikiLoc é bem mais fácil de utilizar.

Outra vantagem está em permitir o download das trilhas em quatro formatos, de acordo com o dispositvo que você irá utilizar na trilha:  1) Arquivo: com opções GPX e TCX; 2) Google Earth: arquivo KML para usar no próprio GE; 3) Garmin: download direto para o GPS Garmin a ser utilizado; 4) iPhone / Android: opção para utilizar no aplicativo. O único porém é que o download só é possível na versão paga do app, que custa R$ 7,33 na opção trimestral ou R$ 12,23 na anual.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *