6 truques simples de pilotagem para MTB

dicas pilotagem para MTB capa

Dicas de pilotagem para MTB para você dominar a bike e fluir com ela na trilha

Depois de um tempo de treino e experiência no Mountain Bike, é comum que o piloto acabe esquecendo ou deixando de lado alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no final da trilha. É o caso, por exemplo, de alguns truques básicos de pilotagem para MTB.

Por isso, vale a pena dar uma olhada nessa listinha com seis dicas para melhorar o seu montain bike, publicada pela Revista da Bicicleta. Confira as sugestões e compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Dicas de pilotagem para MTB

1) Dê um descanso ao selim

Quando você fica sentado no selim as posições acabam sendo limitadas. Sem falar que em trechos técnicos a pilotagem pode ficar bem desconfortável.

Experimente posicionar-se atrás do selim em descidas e trechos técnicos. A posição pode ajudar a manter o controle, absorver impactos e ainda melhorar a frenagem.

dicas pilotagem para MTB 1

2) Use os dois freios

Você é da turma que acha que o freio dianteiro só serve para jogar as pessoas no chão? Pois saiba que 70% da frenagem da bike é feita pelo freio dianteiro.

Ao acionar os dois freios de forma progressiva e posicionar-se atrás do selim, você consegue parar a bicicleta em metade do tempo e reduz a chance de deslizar a traseira da bike.

Vale lembrar que em alguns momentos pode ser melhor acionar apenas um outro freio. Por exemplo, se ao frenar em um trecho você sentir perda de aderência de uma das rodas, não acione o freio desta roda.

3) Preveja e planeje

Muitas pessoas entram nas curvas para só depois descobrirem o que tem nelas. Antes de fazer uma curva ou um obstáculo, olhe bem e preveja como ela é (o que inclui quão fechada ela é, o terreno…) e então defina a velocidade e por onde você vai passar. Isso ajuda muito a fazer a curva de forma suave.

4) Abaixe o selim

Selim baixo significa liberdade de movimentos. Liberdade de movimentos significa posições que permitem fluir melhor na trilha e controlar melhor a bike. Além disso, você evita esbarrar a virilha no selim em uma frenagem brusca.

5) Incline-se, abaixe-se, solte-se

Diferentes posições permitem melhor desempenho em diferentes situações. O segredo é basicamente se soltar em cima da bicicleta. Não tenha medo, a bike não faz nada sozinha. Você é quem está no controle.

Treine em um lugar plano inclinar para a frente, para trás, para os lados, ficar abaixado, levantado… faça de tudo! Mantenha o equilíbrio e aprenda e ficar livre e relaxado em cima da bike – não preso ao selim.

Depois, você pode assistir vídeos de Mountain Bike para saber quais posições usar.

dicas pilotagem para MTB

6) Conecte-se com a bike

Controlar uma bicicleta é uma coisa. Conectar-se com ela é outra. Você já viu um Mountain Biker profissional fluindo em uma trilha? Não dá a impressão de que ele e a bicicleta são uma coisa só?

Aprender a sentir a bicicleta e conhecer os limites e capacidades dela – e os seus ao pilotá-la – é essencial para se conectar com a magrela e fluir junto com ela na trilha.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com