Segurança no MTB: a importância de ver e ser visto

Segurança no MTB

A importância do uso de faróis ou roupas de alta visibilidade é algo bem conhecido e discutido no ciclismo de estrada. É claro que a segurança no MTB é igualmente importante, entretanto, muitas vezes o assunto acaba não recebendo tanto destaque. Por isso, hoje vamos falar sobre o quanto é importante adotar a política de ver e ser visto para melhorar nossa segurança no Mountain Bike. 

Quando falamos de “ver e ser visto”, vale lembrar que não se trata apenas de carregar luzes em um percurso noturno, mas de um conjunto de coisas que melhoram a visibilidade. Nesse sentido, reunimos aqui algumas das dicas do site MTB Pro e também relacionamos alguns produtos, disponíveis na Bike Village, que ajudam a aumentar a segurança no MTB. Bora conferir?

VOCÊ TEM QUE USAR LUZES NO MTB?

Não se deve esquecer os regulamentos do Código de Trânsito Brasileiro, que estipula equipamentos obrigatórios para a bicicleta. Assim, nos trajetos urbanos e interurbanos a bike deve estar equipada com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Deve-se destacar que aqui não há diferenciação entre o tipo de bicicleta, mas sim pelo trecho em que pedalamos.

Farol para bicicleta Bontrager
Farol para bicicleta Bontrager, clique no link para ver mais

No entanto, o que nos propomos é melhorar a nossa segurança no MTB e antecipar qualquer circunstância em que a iluminação seja obrigatória. Assim, devemos estar prevenidos para percorrer trechos pavimentados até o início da trilhas, por exemplo. Também é importante o uso dos faróis caso fiquemos sem luz em uma saída tardia ou sejamos forçados a retornar por trechos urbanos, ou ainda no caso de percorrermos seções de baixa visibilidade, como túneis e assemelhados.

Hoje existe um grande número de faróis para bicicleta que dificilmente pesam e ocupam muito pouco espaço. Então você pode carregar um farol traseiro e um farol dianteiro em sua mochila ou pochete, cobrindo assim qualquer eventualidade. Obviamente , o uso de luzes nas rotas noturnas é dado como certo. Entendidas como rotas noturnas aquelas em que pedalamos além do pôr-do-sol.

Farol para bicicleta Bontrager
Farol para bicicleta Bontrager, clique no link para ver mais.

Por outro lado, é legal também ampliar a informação sobre as luzes diurnas.  A cada 10 acidentes de bicicleta, 8 ocorrem durante o dia. E a iluminação de circulação diurna é o único produto eficaz para ajudar a manter o ciclista mais perceptível durante o dia. Para saber mais sobre a importância deste equipamento, recomendamos a leitura do post Luzes diurnas de bicicleta: obtenha mais segurança no pedal.

UMA ROUPA “VISTOSA” É IMPORTANTE NA SEGURANÇA DO MTB?

Para melhorar nossa segurança no MTB, principalmente na parte de “ser visto”, temos que usar roupas coloridas. A alta visibilidade é importante se iniciarmos o percurso antes do nascer do sol. Da mesma forma se pedalarmos ao entardecer ou se fizermos rotas noturnas diretamente.

roupas de MTB Trek Bontrager

E não se trata apenas de nos tornarmos visíveis no trânsito, mas também de termos uma boa aparência na montanha. Muitos são os motivos para isso. Afinal, se tivermos um acidente e sairmos da estrada, é essencial que a roupa ajude na nossa localização. Roupas marrons e escuras, por exemplo, podem ter efeito diverso e fazer com que fiquemos camuflados no mato ou na vegetação.

Camisetas de ciclismo Bontrager
Camisetas de ciclismo Bontrager, clique no link para ver mais.

Tudo isso não quer dizer que tenhamos todos que voltar ao “visual academia” que virou moda na década de 90.  Mas simplesmente que é melhor usarmos roupas marcantes do que nos vestirmos totalmente com cores escuras.

Agora que você já conferiu as dicas para ter mais segurança no MTB, aproveite para conhecer a linha de roupas para ciclistas e equipamentos de segurança para bicicleta disponíveis na Bike Village. Acesse nosso site ou visite nossa bike shop em Porto Alegre!


* Confira também aqui no blog o post Como pedalar melhor em 7 etapas.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *