Santa Cruz Bicycles: eleita a melhor marca de bicicleta

santa cruz melhor marca de bicicleta

Reunimos 9 curiosidades que dizem muito sobre o sucesso da marca californiana

Na última semana a Santa Cruz Bicycles foi eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor marca de bicicleta, segundo os leitores da Enduro Mountain Bike Magazine.

A premiação, promovida por uma das melhores revistas sobre MTB, destaca marcas cujos produtos são capazes de se distinguir no mercado em termos de inovação, qualidade, desempenho e design.

Mas afinal, o que faz da Santa Cruz Bicycles, uma das marcas mais queridas e cobiçadas do Mountain Bike? Reunimos aqui nove fatos que explicam um pouco do sucesso da SCB.

Curiosidades sobre a melhor marca de bicicleta

1) A Santa Cruz Bicycles foi fundada em 1993 numa garagem do tamanho de um único carro, em Seabright Cannery, Santa Cruz, Califórnia. E durante duas décadas as operações se concentraram em pequenas instalações (imagem abaixo) localizadas ao lado da Santa Cruz Skateboards.

santa-cruz-melhor-marca-de-bicicleta-2

2) Rob Roskopp, Mike Marquez e Rich Novakantes são os fundadores da marca. Roskopp era skatista profissional da famosa Santa Cruz Skateboards, empresa de Novakantes. Os dois se juntaram ao engenheiro Mike Marquez, que tinha muito conhecimento sobre suspensão de bicicleta, e também a Tom Morris, designer que contruiu vários protótipos.

3) Nos anos 80, Roskopp era considerado um verdadeiro ícone do skate. Isso levou a Santa Cruz Skateboards a lançar uma série de oito decks com o nome do skatista. O modelo Face de 1988 foi um dos mais vendidos da história do skate e o desenho, criado por Jim Fhilliphs, acabou virando uma febre.

4) A chave para o sucesso da Santa Cruz é a sua equipe. Além da interação entre os processos, devido às pequenas instalações, não é raro ver a equipe pedalando no horário de almoço. Sem contar que muitos dos funcionários trabalham com a marca desde a sua fundação.

5) Foi só em 2013 que a Santa Cruz se mudou para uma nova fábrica. A mudança permitiu que a marca melhorasse os fluxos de montagem e logística, uma vez que todas a operação ficou concentrada em um só lugar.

Santa Cruz melhor marca de bicicleta 3

6) A primeira bicicleta da marca, a Tazmon, era uma bicicleta de suspensão total com um único ponto de rotação e foi o que ajudou a Santa Cruz a criar o seu padrão “simplesmente avançado”. De acordo com os fundadores da SCB, esse foi o ponto de arranque de uma marca fundada para fazer as coisas que eles gostavam, ou seja, construir o melhor.

santa-cruz-bicycles-tazmon-melhor-marca-bicicleta

7) Atualmente a SCB fabrica cerca de 20 modelos de bicicletas de montanha incluindo a “Juliana”, uma gama completa de bicicletas de montanha femininas. A linha Santa Cruz Juliana Furtado nasceu da parceria entre a Santa Cruz Bicycles e a lenda-viva Juli Furtado, a primeira campeã mundial de MTB.

8) O Santa Cruz Syndicate é o time de Mountain Bike patrocinado pela marca. Roskopp já chegou a declarar que considera o Syndicate como uma família.

santa-cruz-melhor-marca-de-bicicleta-4

9) No ano passado a SCB foi vendida para o grupo holândes Pon Holdings. A venda foi estudada durante três anos, para que a essência da empresa continuasse a mesma. A fábrica permanece da cidade de Santa Cruz, na Califórnia. E o CEO e co-fundador da marca, Rob Roskopp, continua no comando das ações da melhor marca de bicicleta de todos os tempos.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com