Roupas de ciclismo: 5 boas razões pra usar (ou pelo menos experimentar)

roupas de ciclismo por que usar

Roupas de ciclismo podem fazer muito por você. É claro que você também pode pedalar sem usar nenhuma roupa especial. Sim, é verdade: você pode andar de bicicleta sem uma bermuda de lycra ou um calçado especial.

Porém, se conforto e performance são coisas que importam para você, vale a pena investir em algumas peças especiais. Ou, pelo menos, conhecer a sensação de pedalar com roupas apropriadas.

Confira abaixo os benefícios que as roupas de ciclismo podem proporcionar na sua pedalada e como algumas peças transformam a experiência no pedal.

Por que as roupas de ciclismo melhoram a pedalada?

1) Corte

O vestuário próprio para ciclismo é cortado para caber corretamente quando você está inclinado para a frente sobre o guidão. Isso significa que as camisas e jaquetas têm costas mais longas para manter a parte inferior das costas coberta, e as peças inferiores  têm uma cintura mais alta nas costas também. 

Para evitar que os pulsos fiquem expostos, as mangas são um pouco mais longas em camisas e jaquetas de mangas compridas, e as peças inferiores têm um formato com dobras na cintura e no joelho para não impedir a pedalada.

camiseta de ciclismo por que usar

2) Movimento

Roupas de ciclismo costumam se movimentar enquanto você pedala. Isso é especialmente importante para peças inferiores, porque suas pernas são a parte que mais se move. Essa é a razão pela qual os shorts de ciclismo são feitos de tecidos de Lycra, porque ele tem elasticidade embutida suficiente para se movimentar e não irritar a pele. O mesmo vale para as meias de ciclismo.

3) Absorção de suor

Suba uma montanha com uma camiseta de algodão sob uma jaqueta impermeável e você descobrirá rapidamente por que as roupas de ciclismo não são feitas de algodão. Se você sua, o suor encharca a camisa e você fica molhado, e depois frio.

A roupa de ciclismo é feita de tecidos por meio dos quais a água pode se mover para longe da pele e evaporar. Um fenômeno geralmente conhecido como “absorção” por analogia com a maneira como a cera sobe no pavio de uma vela.

Camadas externas para clima úmido também usam tecidos projetados para afastar o suor. Esses tecidos “respiráveis” impedem a entrada de chuva, mas permitem que o vapor de água saia. Por tal razão, costumam estar posicionados em locais como axilas e laterais das costas.

No mesmo sentido, as luvas de ciclismo geralmente têm um pedaço de tecido nas costas para que você possa limpar o rosto com elas quando estiver quente e suar. É outro exemplo de uma parte de tecido pequena, mas geralmente útil para gerenciamento de fluidos corporais.

4) Amortecimento

Bermudas de ciclismo costumam ter pelo menos uma camada de gel ou espuma, conhecidas como almofadas. E, diga-se de passagem, por duas razões muito boas.

Fornecer uma camada extra de amortecimento é o primeiro motivo. As camadas ajudam a reduzir o choque da estrada que atinge os glúteos, trabalhando em conjunto com o acolchoamento do selim.

Além disso, a almofada da roupa adiciona uma camada uniforme de tecido macio contra sua pele. Como a bermuda é feita para ser usada sem peças íntimas, isso ajuda a evitar atritos na pele.

A outra área onde o preenchimento é útil é a palma das mãos. As luvas de ciclismo têm uma fina camada de acolchoamento costurada na palma da mão para lidar com a vibração do guidão. A palma geralmente é feita de couro ou um material sintético resistente para proteger as mãos em caso de queda.

sapatilha de ciclismo por que usar

5) Eficiência

Roupas adequadas para ciclistas podem fazer você andar mais rápido, garantindo que você não desperdice energia ao pedalar. A diferença mais importante é que as roupas de ciclismo são mais aerodinâmicas do que as roupas normais, porque se ajustam perfeitamente sem nenhum tecido sobressalente balançando com a brisa.

O mesmo acontece, por exemplo, com as sapatilhas de ciclismo. Como as solas do calçado são rígidas, a energia não é desperdiçada flexionando borracha sobre os pedais. Isso também torna os pés mais confortáveis, pois a pressão no pedal é distribuída por todo o pé.

E então, agora que você já conhece alguns dos benefícios das roupas de ciclismo, confira as opções disponíveis na Bike Village. Acesse o site ou visite nossa bike shop em Porto Alegre!


* Confira também aqui no blog o post 7 dicas para lavar roupas de ciclismo sem estragar.

** Com informações de Cycling clothing guide: 5 ways proper kit can boost your riding.

***Imagens via Pixabay.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *