Rota das Baleias: um pedal de Imbituba a Floripa

rota das baleias

Conhecido pelas suas belas praias – como Rosa, Garopaba e Guarda do Embaú, o litoral sul de Santa Catarina abriga também um ótimo roteiro para os adeptos do cicloturismo: a Rota das Baleias.

O trajeto parte de Imbituba e percorre mais de uma dezena de praias até chegar ao sul da ilha de Santa Catarina. Dependendo da velocidade, o roteiro pode ser percorrido em dois ou até cinco dias.

Vale lembrar que a Rota das Baleias recebe esse nome por percorrer as praias que recebem a visita das baleias-francas, entre os meses de agosto e novembro. Embora na temporada de verão não seja possível avistar os belos mamíferos, o trajeto guarda outras belezas naturais que fazem valer a pena a travessia. Confira as principais paradas e os destaques desse roteiro de tirar o fôlego!

rota das baleias (2)

1º Dia – Da Praia de Itapirubá (Imbituba) à Praia do Rosa

Distância pedalada: 29 km

A saída começa de Imbituba, e a dica desse primeiro dia é uma parada para conhecer o Museu da Baleia Franca. Seguindo a pedalada até a Praia da Ribanceira, mas adiante é aconselhável fazer a travessia das bikes de canoa pela Lagoa de Ibiraquera, evitando assim um longo contorno para chegar até a Praia do Rosa.

2º Dia – Da Praia do Rosa à Gamboa (Garopaba)

Distância pedalada: 40 km

O destino é a Praia do Ouvidor até o Projeto Gaia Village e depois o sul da Praia da Ferrugem. Aqui é hora de colocar a bike nas costas e fazer a travessia com a água pelos joelhos. Depois da visita ao centro histórico de Garopaba, o pedal segue até o Morro do Siriú e o pernoite é na Praia da Gamboa.

rota das baleias (3)

3º Dia – De Gamboa à Guarda do Embaú (Palhoça)

Distância pedalada: 31 km

O destino é Três Barras, região rural de Palhoça. Dalí segue-se para Guarda do Embaú, com direito à subida até a Pedra do Urubu. Finalmente é hora do retorno para descanso na Guarda.

4º Dia – De Guarda do Embaú à Praia do Campeche (Floripa)

Distância pedalada: 35 km

São oito quilômetro até a Praia da Pinheira. Para chegar a Florianópolis a opção é fazer a travessia em baleeiras pela Baía Sul, com ponto de partida na Praia do Sonho. Já no interior da ilha, são mais 10 km até a Praia do Campeche, fechando a Rota das Baleias.

rota das baleias (3)

5º Dia – Sul da Ilha (Florianópolis)

Distância pedalada: 42 km

O quinto e último dia é na verdade uma extensão do roteiro. Aproveitando a passagem pela ilha, vale pedalar mais um pouquinho pelo Sul de Florianópolis, passando pela bela Praia da Armação e outras áreas.


* Para quem não tem conhecimento da região, a dica é fazer o roteiro com uma empresa especializada na travessia. A Caminhos do Sertão é uma delas, e você pode saber mais sobre o roteiro clicando aqui.

** Confira mais detalhes sobre a travessia na Revista Bicicleta.

*** Imagem do topo via Pixabay e as demais via Revista Bicicleta.

Também poderá se interessar..

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com