Rolo de treino: 5 dicas para começar a pedalar dentro de casa

rolo de treino dobrável ciclismo indoor

Embora todos concordem que andar de bicicleta ao ar livre é maravilhoso, nem sempre é possível sair de casa. Ainda mais em tempos de coronavírus. Assim, optar por um rolo de treino pode ser uma boa forma de movimentar o corpo, liberar endorfina e ainda manter o seu condicionamento.

Há também uma variedade de outras razões para você considerar a adoção de um rolo de treino para ciclismo indoor: é conveniente, eficiente em termos de tempo, não depende do clima e você não vai acabar com uma bicicleta suja. Além disso, você pode fazer exercícios direcionados para melhorar sua resistência, velocidade, condicionamento cardiovascular e muito mais.

Assim, se você ainda tem dúvidas sobre como levar o pedal para dentro de casa, vale conferir algumas dicas para tirar o melhor proveito do seu exercício.

ciclismo indoor dicas

COMO OBTER O MELHOR DO ROLO DE TREINO 

1) Encontre um bom espaço para treinamento

Qualquer espaço serve, mas se você quiser manter o equipamento pronto para pedalar a qualquer momento, é legal encontrar um canto que não atrapalhe as atividades rotineiras da casa.

Preste atenção também no piso, pois pode ser necessário um tapete para protegê-lo. A outra coisa a considerar é o ruído. Se você mora em uma casa compartilhada, pode manter o rolo de treino longe de espaços mais silenciosos ou encontrar uma sala com isolamento acústico para fazer seus exercícios.

2) Mantenha os acessórios certos por perto

O ciclismo indoor pode ser um trabalho pesado e é provável que você sue bastante. Portanto mantenha uma garrafa (ou duas) de água por perto.

Depois de escolher uma garrafa de água, o segundo acessório mais importante é o ventilador. Como não há vento para se refrescar, você pode sentir falta de uma ventilação para dar um gás. Mantenha também uma toalha no guidão para limpar o suor.

Por fim, se você decidiu seguir um treino online ou usar um dos aplicativos de ciclismo indoor, precisará ter uma tela ou laptop configurado à sua frente, seja em uma mesa ou suporte. Você também pode precisar de um conjunto de alto-falantes ou fones de ouvido para ouvir melhor as orientações do treino.

pedalar dentro de casa

3) Siga um treino

Você pode pedalar enquanto ouve música ou assiste ao seu filme ou programa de TV favorito, entretanto você obterá um treino muito mais eficiente e direcionado se seguir um programa.

Uma rápida pesquisa no Google oferece muitas opções, de programas guiados a vídeos online que o levarão por diferentes exercícios para focar em tudo, desde queima de gordura até resistência. Assim como existem ótimos apps de ciclismo indoor com recursos que podem estimulá-lo de diferentes formas.

4) Estipule uma frequência de treino

A hora do dia em que você se exercita será em grande parte determinada pelo que se encaixa nas suas preferências. A primeira coisa que vale a pena notar é que qualquer coisa que você faz é melhor que nada – 30 minutos, três ou quatro vezes por semana, vale mais do que uma sessão rara de duas horas.

Acima de tudo, acompanhe o ritmo, principalmente se você está apenas começando. Você não quer se cansar e se cansar do rolo de treino. É melhor começar em um nível sustentável e continuar. Então depois aumentar a duração ou a frequência do treinamento quando você sentir que pode lidar com mais.

5) Escolha um rolo que seja prático

Na Bike Village você encontra o Rolo de Treino Altmayer Dobrável, um produto facilmente adaptado no eixo traseiro e que transforma a bike em ergométrica em poucos minutos.

rolo de treino dobrável altmayer
Rolo de Treino Dobrável Altmayer, clique no link para ver mais.

É uma ótima opção para exercícios e treinamento, podendo ser usando em bicicletas com ou sem blocagem. Sem falar que é fácil e prático para guardar ou transportar, pois é dobrável. 

Confira mais detalhes sobre o equipamento no vídeo abaixo e entre em contato com a Bike Village para garantir o seu!


* Com informações de BikeRadar.

** Confira também aqui no blog o post Pedal e coronavírus: é possível pedalar com segurança?

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