Review Bontrager Blaze WaveCel: o capacete 48x mais eficaz

bontrager_blaze_wavecel

Anunciada pela Bontrager, o WaveCel tem sido a última grande revolução na indústria de capacetes. Isso desde a chegada da tecnologia MIPS (Multi Impact Protection System). Por esse motivo as primeiras avaliações do capacete Bontrager Blaze WaveCel despertam curiosidade sobre as efetivas melhorias no acessório.

Para quem não acompanhou o lançamento, a Bontrager anunciou o WaveCel como “um capacete revolucionário”. O que inclui a promessa de até 48 vezes mais proteção. A tecnologia é empregada em quatro diferentes modelos, sendo o Blaze WaveCel MTB a opção indicada para a prática do Mountain Bike.

O Bontrager Blaze WaveCel foi testado pela equipe da MTB Pro e você pode conferir as principais conclusões abaixo. Vale lembrar que todos os capacetes da linha WaveCel já estão disponíveis no site Bike Village e também em nossa bike shop em Porto Alegre. Na dúvida, entre em contato conosco. 😉

Apresentação do Capacete Bontrager WaveCel

O sistema WaveCel consiste em uma estrutura de células que cobrem o interior do capacete, abaixo da carcaça do EPS. No caso de impacto, a estrutura flexiona, contrai e desliza levemente para absorver e redirecionar forças do próprio impacto. Assim ela evita a concentração de força em um ponto e minimiza o efeito rotacional no cérebro. 

capacete wavecel

A comparação usual é com o modo de funcionamento de um para-choque. Dessa forma o sistema atua redistribuindo a força do impacto em toda a estrutura externa. Ele afasta a força do ponto de impacto e protege a área interna.

É verdade, é claro, que o WaveCel é uma tecnologia mais “invasiva” do que o MIPS, sendo mais notado visualmente. Esse aspecto gerou algumas dúvidas sobre sua maior ou menor capacidade de ventilação. Além disso o WaveCel tem um aumento de peso declarado de 40 a 50 gramas em comparação com o mesmo modelo sem essa tecnologia.

Avaliação do Capacete Bontrager Blaze WaveCel

O Bontrager Blaze WaveCel testado tem o peso real de 421g (no tamanho M), que corresponde ao peso declarado pela marca. Obviamente, algo que compensa esse aumento de peso é que a própria estrutura WaveCel permite que a caixa EPS seja um pouco menor. Portanto, temos um casco menos volumoso e com um pouco mais de espaço para circulação de ar.

capacete bontrager wavecel

Nesse sentido, a Bontrager alega ter testado o WaveCel no túnel de vento para evitar que seja um problema para os ciclistas. Embora não possamos corroborá-lo 100% (já que ainda não conseguimos prová-lo nos dias mais quentes do verão), podemos dizer que sim, o capacete transmite a sensação de que a ventilação é correta e adequada.

Além da tecnologia WaveCel, o Bontrager Blaze WaveCel é um capacete interessante, com um design orientado para trail e enduro. O sistema de ajuste é confortável, com uma maneira ideal de se ajustar ao contorno do crânio sem pontos de pressão.

avaliação capacete bontrager

O fechamento é por fivela magnética Fidlock, com um estofamento fino mas confortável. Na caixa temos uma almofada sobressalente com faixa de silicone NoSweat que evita que o suor deslize para os olhos. A almofada padrão já evita esse efeito na maioria das situações, mas em casos extremos é bom termos essa proteção adicional.

Outro detalhe interessante do Bontrager Blaze WaveCel é o sistema de montagem Blendr. Com ele é possível integrar facilmente a câmera GoPro e os acessórios de iluminação. Tudo isso sem a necessidade de cintos ou sistemas auxiliares.

Proteção imperceptível

Em movimento, o Bontrager Blaze WaveCel é um capacete confortável. É muito fácil de ajustar e projetado para facilitar a vida do ciclista. Vale destacar a possibilidade de regular a altura do visor e de usar quase todos os óculos do mercado. Sem falar na proteção que ele transmite e do conforto ao colocá-lo.

Tudo isso, junto com sua forma compacta, contribui para o fato de que em nenhum momento percebemos o excesso de peso que o WaveCel pode suportar. E, no final, é o aspecto mais importante do capacete. Além de nos proteger, em andamento é um acessório que não percebemos que está lá. É um aliado que sabemos que existe, mas que não é perceptível.


* Confira também aqui no blog o post Capacete de Ciclismo: 5 motivos para usar.

** Com informações e imagens de MTB Pro Magazine.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com