10 prazeres do MTB para experimentar (pelo menos) uma vez na vida

prazeres do mtb bike park

A MTB Pro Magazine fez uma lista com 10 coisas que todo biker deveria fazer antes de morrer. Sim, sabemos que a lista de prazeres do MTB na verdade é interminável, e que todos têm suas próprias preferências. Ou seja, existem bem mais do que uma dezena de coisas legais para se tentar no mundo do mountain bike.

De qualquer forma, vale dar uma conferida nas sugestões e, prazerosamente, começar a riscar uma por uma da lista. E que tal aproveitar a chegada do final de ano e ir ainda mais longe, estabelecendo algumas como meta para 2019? Bora lá!

10 prazeres do MTB para experimentar antes de morrer

1) Doar uma bicicleta em desuso

É bem provável que, depois de algum tempo percorrendo as trilhas, você tenha uma bicicleta em desuso jogada na garagem. Ou ainda, peças de reposição ou acessórios.

E se para você aquela bicicleta não faz mais sentido, pode ter certeza de que ela seria uma tremenda alegria para aquela pessoa que não tem condições econômicas de ter uma bicicleta. Se como biker você conhece a felicidade de pedalar, imagine que bacana poder “doar” essa alegria para alguém.

2) Ensinar uma criança a praticar MTB

Ensinar uma criança a descobrir as sensações do Mountain Bike é algo que você precisa fazer. Você pode duvidar no início, mas esse é sim um dos prazeres do MTB. As crianças são tremendamente animadas quando tentam coisas novas e com certeza vão lembrar para sempre daqueles pedais entre as árvores, as descidas rápidas ou até mesmo aquele pneu que você terá que trocar em caso de furo.

prazeres do mtb crianças

É importante que eles aprendam em áreas calmas, livres de trânsito e sem caminhos muito técnicos para que eles tenham confiança e não medo. E claro, capacete infantil e demais equipamentos de proteção são mais do que indispensáveis.

3) Restaurar uma bicicleta clássica

É importante que você escolha o nível do modelo para restaurar, porque se você escolher um modelo high-end, os componentes podem ser muito caros. Além disso, se você precisar de peças de outros países, o frete e os impostos são algo a acrescentar ao preço que você comprou. Hoje existem muitos especialistas que podem ajudá-lo com tintas e adesivos.

E se você restaurar uma Mountain Bike, não se esqueça de usá-la. Como recompensa você terá de volta as sensações de quando recém começou no MTB. Ou ainda, as lembranças das primeiras pedaladas quando criança. 

4) Participar de uma competição ou grupo de treino

Porque não? Competições são sempre legais e talvez um dos maiores prazeres do MTB. Nem que seja para usar de desculpa para ter um bom dia entre amigos e tomar uma cerveja no final. Andar de bicicleta em grupo dá a você outra perspectiva do Mountain Bike , além de servir como um estímulo para treinar.

5) Aderir ao Bikepacking

Bikepacking é uma modalidade do cicloturismo onde você transforma a sua bike em mochila. Ou seja, você utiliza os espaços da bike para armazenar os objetos que você utilizará na cicloviagem.

prazeres do mtb bike

Hoje em dia, tanto as bicicletas quanto os acessórios estão perfeitamente preparados para você passar de 2 a 3 dias pedalando na montanha. Pedalar, fazer comida, dormir ao ar livre e fazer fogo à noite são experiências que conectam o Mountain Bike à natureza de uma maneira completamente diferente da que você provavelmente está acostumado.

6) Pedalar em um local top do MTB

Existem inúmeros Bike Parks por aí que vão deixá-lo de queixo caído. Entre eles, Whistler, no Canadá, leva o troféu de “meca” do Mountain Bike. É sem dúvida um paraíso para todos aqueles que andam de bicicleta, e que o levará para outra dimensão.

Em um Bike Park, tudo está focado no piloto e os arredores são espetaculares. Além disso, um Bike Park sempre ajuda você a melhorar sua técnica e permite aumentar o nível de suas descidas progressivamente.

7) Construir e manter uma trilha

Sim, todos nós gostamos de trilhas limpas, sem pedras em movimento e com as melhores curvas. Mas esses caminhos não se fazem sozinhos. Ou seja, se você gosta deles, terá que dar uma mão de vez em quando e levar a enxada e pá para torná-los impecáveis. Se você tem no seu caminho tanto estradas privadas como públicas, você pode sempre pedir a permissão correspondente para deixá-las “lindas” e curtir mais um dos prazeres do MTB.

Além disso, a manutenção das trilhas também ajuda a floresta e a montanha a terem mais “saúde”, uma vez que você remove galhos secos que podem ser um problema em caso de incêndio, por exemplo.

8) Visitar uma feira internacional de bicicletas

Se você nunca fez isso antes, a dica é quebrar o cofrinho e conferir logo uma das feiras mais importantes. Temos a Eurobike em julho na Alemanha, Interbike em setembro em Reno, EUA, e Sea Otter em abril, em Monterey, EUA. Entrar em uma sala em que você tem quase todas as marcas de bikes e acessórios do mundo e que você pode acabar almoçando ao lado dos cabeças do negócio, bem como dos melhores pilotos, é inesquecível.

prazeres do mtb bike

Interbike e Sea Otter EUA se destacam porque você pode andar de bicicleta e experimentar vários modelos ao ar livre. Elas são muito mais interativos, especialmente o do Sea Otter que é feito no circuito de Laguna Seca. Feiras também são uma boa desculpa para visitar um novo país. Além de ver ao vivo todos os modelos que você gosta, bem como as novidades da próxima temporada.

9) Experimentar uma bicicleta elétrica

Quer você goste ou não das Mountain Bikes Elétricas, você deve experimentá-las antes de dar sua opinião. Você ainda está um pouco cético em relação às bicicletas elétricas? Pois observe como existem muitas competições que têm uma categoria elétrica. Afinal, a evolução delas é constante e vamos vê-las aumentar sua autonomia e desempenho de forma notável nos próximos anos.

10) Comprar aquela MTB que você sempre sonhou

Pode ser um clássico, um modelo de competição, a Mountain Bike mais leve do mercado ou um modelo que tenha uma cor de edição limitada. Fato é que todos nós temos uma bicicleta dos sonhos em mente.

Então, se esse é o seu maior hobby e você não quer perder a oportunidade de ter em sua garagem a bike dos sonhos, talvez seja a hora de começar a juntar as economias para realizar mais um dos prazeres do MTB.


* Com informações e imagens de 10 cosas que todo Biker tiene que hacer antes de morir.

** Confira também aqui no blog o post E-bike: conheça as bicicletas elétricas Trek.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com