Pedalar no inverno requer um pouco de esforço, vamos combinar. Afinal não é lá tão fácil acordar mais cedo e encarar o frio das manhãs. E se você costuma pedalar no final do dia, precisa ser forte o bastante para resistir à vontade de simplesmente ir para casa e se jogar no sofá.
A boa notícia é que andar de bike nos dias frios pode ficar mais fácil quando se usa a roupa certa. Pode parecer bobagem, mas é importante manter-se aquecido e ao mesmo tempo garantir a mobilidade do corpo.
Por isso, vale conferir quais são as roupas de ciclismo fundamentais no inverno e o que você deve procurar em cada uma delas para não comprometer o seu conforto no pedal.
Dicas de como se vestir para pedalar no inverno
1) Camada de base
- Primeiramente não menospreze a importância da roupa de baixo. Afinal é ela que vai absorver o suor, mantendo você quente e seco.
- Procure por: materiais sintéticos e peças que se ajustem bem ao corpo. Materiais do tipo Air Dry são ótimas opções. Enfim evite o algodão, pois apesar de absorver bem o suor, ele não consegue manter a umidade longe da sua pele.

2) Camada intermediária
- A segunda camada de roupa tem a função de reter o calor do corpo.
- Procure por: um ajuste não muito apertado que permita a circulação do ar e a facilidade de movimento.
3) Camada externa
- Essa camada deve bloquear e proteger do vento e da umidade.
- Procure por: peças corta vento que tenham pelo menos a parte de trás respirável.

4) Proteja os pulsos
- Use luvas com camurças absorventes. Ademais procure prender as pontas do acessório por dentro das mangas.

5) Tenha uma segunda luva
- Leve consigo uma segunda luva, de preferência aquele modelo sem a ponta dos dedos. Ela pode ser útil caso você precise fazer um ajuste na bicicleta no meio da trilha.
6) Proteja os tornozelos
- Nos dias mais frios, utilize meias de cano alto que consigam cobrir os tornozelos. Para segurá-las no lugar, use uma calça mais justa. Leve também uma meia reserva: se você pisar em uma poça ou algo parecido, essa meia reserva vai fazer você se sentir nas nuvens na volta para casa.

7) Garanta movimento para os pés
- Sapatos apertados reduzem o fluxo sanguíneo e também o ar isolante. Ao pedalar no inverno, opte por calçados confortáveis, que permitam o uso de uma meia mais grossa sem apertar os pés.
8) Proteja sua cabeça
- Proteger as extremidades é fundamental para manter o corpo aquecido. Desse modo, use um gorro específico para ciclismo e crie uma camada extra entre o capacete.

9) Priorize a ventilação
- Por fim lembre-se de que você vai sentir mais ou menos frio conforme for pedalando. Por isso, escolha camadas intermediárias e externas com zíperes e ventilação. Desse modo, abra ou feche as aberturas para ficar o mais livre de suor e o mais confortável possível.
* Confira também o post Cuidados básicos com a bike pós-chuva.