Três dias de pedal no Vale da Cerveja em Blumenau

pedal no vale da cerveja 1

Bicicleta e cerveja pode ser sim uma ótima combinação. Prova disso é o roteiro Cervejarias Artesanais, uma bela opção de cicloturismo localizada na região de Blumenau, no Estado de Santa Catarina.

O roteiro, criado pela Caminhos do Sertão, tem a duração de três dias. Além de Blumenau, a rota compreende cidades como Apiúna, Brusque, Gaspar, Pomerode, Ibirama, Indaial, Penha e Timbó.

Usando Blumenau como base, a rotina consiste em ir de van até o ponto de partida, pegar as bicicletas e seguir pelas estradas de terra, acompanhando o curso do Rio Itajaí, rumo às cervejarias selecionadas. Nelas é possível desfrutar tranquilamente das degustações, uma vez que o carro de apoio garante o retorno seguro ao ponto de hospedagem.

Confira os detalhes desse roteiro que combina belas paisagens e ótimas cervejas e programe-se para curtir mais essa aventura de bike!

 

pedal no vale da cerveja

 

Dia 1: de Ilhota a Gaspar – 52 km de pedal

Seguindo por caminhos tranqüilos próximos à planície litorânea, a cada pedalada são desvendadas as curvas do Rio Itajaí Açu, seguindo no rumo das nascentes de suas águas. Na cervejaria Das Bier, instalada em ambiente rural com lagos e um belo paisagismo, é possível desfrutar das primeiras degustações da viagem. À noite a opção é jantar na Vila Germânica, com diversas opções gastronômicas e cervejeiras.

pedal no vale da cerveja

 

Dia 2: de Pomerode à Vila Itoupava – 34 km de pedal

Saindo da pousada de van, a primeira parada é na Escola Superior da Cerveja e Malte, onde é disponibilizado um minicurso de degustação cervejeira. A pedalada do dia parte de Pomerode e segue por paisagens culturais dos imigrantes, das matas e dos morros característicos da região. No caminho a parada é para conhecer o Centro Cultural da Vila Itoupava, onde funcionava a pioneira cervejaria Feldmann, inaugurada em 1898.

Em Itoupava Central é feita a segunda parada, desta vez na cervejaria Container, destacada pelo estilo inglês nas receitas e decoração de seu convidativo pub. No retorno à pousada de Van, é hora de conhecer a Cervejaria Blumenau, onde é feita a parada para janta. À noite, a opção é um passeio ao bar de fábrica da cervejaria Eisenbahn.

pedal no vale da cerveja 2

 

Dia 3: de Nova Rússia ao centro de Blumenau – 30 km de pedal

Na localidade de Nova Rússia a dica é apreciar a exuberância do Parque Nacional do Itajaí, criado em 2004. Ao longo de rios cristalinos, a pedalada segue rumo aos pacatos bairros vizinhos e aos poucos ganha a área urbana de Blumenau. No centro histórico o passeio segue por belíssimos prédios em arquitetura enxaimel e pelo Museu da Cerveja. A viagem encerra com uma celebração na Vila Germânica, brindando com as melhores representantes do Vale da Cerveja.

pedal no vale da cerveja 3

 

A experiência de quem já participou

Quer saber mais detalhes sobre como é pedalar pelo Vale da Cerveja? Você pode conferir os relatos da Adriana Moreira, publicado aqui, e também do Fernando Angeoletto, que compartilhou sua experiência na Revista da Bicicleta.

Para detalhes sobre valores, datas disponíveis e outras informações, acesse a página Caminhos do Sertão.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com