Parada obrigatória: escolhendo o freio da bike

Vale a pena investir em freios a disco hidráulicos?

Considerado uma das partes mais essenciais da bicicleta, o freio é comumente associado à função de diminuir, desacelerar e parar, o que é correto.

Porém, para algumas modalidades de ciclismo, como a Mountain Bike, os freios também desempenham um papel importante na hora de direcionar, alinhar e posicionar a bicicleta. A prática do downhill, por exemplo, é inimaginável sem um bom sistema de frenagem.

Qual tipo escolher

A maior parte dos ciclistas geralmente fica na dúvida entre os V-Brakes e os Freios a Disco (que podem ser mecânicos ou hidráulicos). O V-Brake é mais barato e exige menos manutenção, porém é menos eficiente em comparação ao sistema a disco.

Se você é adepto das trilhas e do ciclismo de aventura, vale a pena investir em freios a disco hidráulicos, uma vez que garantem segurança, conforto e melhora do desempenho.

Custo x Benefício

Os freios a disco hidráulicos são os sistemas top de linha atualmente. Como estão se popularizando, também começam a ficar cada vez mais baratos. Uma boa opção são os freios SRAM DB5, eleitos pelo site BikeRumor como o melhor freio a disco acessível do mercado.

sram

Vantagens dos freios a disco

– Os freios não entram em contato com o aro, portanto se o aro empenar ou amassar, o freio não vai travar a roda e será possível pedalar até que se conserte;

– Como o freios ficam no centro da roda, terão menos contato com lama e água, sendo mais eficientes em condições adversas;

– São mais suaves, exigindo menos força para acioná-los;

– Não desgastam o aro, aumentando sua vida útil, já que não entram em contato com ele;

– Oferecem tamanhos diferentes de rotores, o que altera sua força, modulação e peso para se adaptar às diferentes situações ou preferência dos praticantes;

– Não esquentam o aro, o que em alguns casos fazia com que a câmara de ar estourasse.

Fontes:
– Sampa Bikers
– 
Revista Bicicleta
– 
BikeRumor

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com