Para começar a pedalar: conheça as principais modalidades do ciclismo

Modalidade influencia escolha da bicicleta e dos equipamentos. 

Cada vez mais presente na vida das pessoas, a bicicleta é uma ótima opção para quem busca benefícios para o corpo e a mente. Uma vez que você tenha se decidido pela atividade física, o próximo passo para começar a pedalar é comprar a bicicleta e os equipamentos de segurança adequados para a modalidade de ciclismo escolhida.

Post_1

A bicicleta pode ser usada para passeiotransporte, viagem e esporte. Para as duas primeiras finalidades é importante analisar as condições das ruas e dos locais em que você irá transitar. É isso o que definirá a escolha da bicicleta. Se a ideia é fazer uma cicloviagem, o ideal é optar por modelos híbridos (para todo o tipo de terreno) e que possuam grande capacidade de transportar bagagem.

A finalidade esporte geralmente divide-se em quatro modalidades: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX (ou bicicross, um esporte praticado com bicicletas especiais).

No Mountain Bike existem várias categorias que são definidas em mais radiciais ou menos radicais. O Cross Country, por exemplo, é praticado em todo o tipo de terreno, de preferência em estradas de terra, e pode incluir subidas e descidas, exigindo resistência e preparo físico do ciclista. O Four Cross é praticado numa pista de aparência muito próxima das de BMX, porém com mais agressividade, onde participam 04 pilotos numa mesma bateria, sendo o vencedor o que finalizar o percurso no menos espaço de tempo. O Downhill consiste em descidas em alta velocidade e pode ser praticado na montanha ou em escadarias e obstáculos na cidade, quando passa a se chamar Downhill Urbano. Existe ainda a modalidade de Enduro que está ganhando força aqui no Brasil, alternando entre trechos de pedal e downhill.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes usos da bicicleta e as diversas categorias esportivas, fica mais fácil optar pelo modelo ideal e os equipamentos de segurança necessários. E se você ficou mais inclinado pelo Mountain Bike ou ainda em fazer uma cicloviagem, continue acompanhando o nosso blog. Tem muito mais dicas vindo por aí!

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com