7 coisas que você não deve fazer após pedalar

coisas que você deve evitar após pedalar

Hábitos simples, como se jogar no sofá, podem sabotar o seu treino de MTB

Logo que chega ao final da trilha você já considera o seu treino de MTB como encerrado? Pois saiba que um treinamento esportivo vai muito além disso.

É o que explica o professor do Centro de Ciência do Esporte e Alta Performance da Espanha, Juan Francisco Marco, em entrevista à BBC Mundo.

Segundo o professor, hábitos simples, como não tomar banho após o exercício, podem afetar de forma negativa os benefícios adquiridos durante a atividade física. Confira abaixo quais são as práticas que você deve evitar depois de pedalar.

1) Não se alongar

O alongamento é essencial para que o corpo retome a calma, relaxando os músculos e estabilizando o sistema respiratório. De acordo com o professor, o ideal é fazer cada alongamento por cerca de 15 a 20 segundos. E no máximo dois movimentos diferentes por músculo.

2) Não tomar banho

Tomar banho depois do exercício estimula a circulação sanguínea e fortalece a pele. Além de ajudar a lipólise, que é o processo metabólico realizado ao queimar gordura. Recomenda-se banhos com água fria, pois aceleram o metabolismo para gerar calor.

evitar após pedalar

Não gosta da ideia do banho frio? Então comece com água quente ou morna para abrir os poros e remover toxinas. Aí depois é só criar coragem para encarar a água na temperatura mais baixa.

3) Se jogar no sofá

Ir de um exercício intenso para a inércia total é uma mudança drástica para o corpo e que não faz bem. É aconselhável manter um mínimo de atividade para que o corpo desacelere aos poucos.

4) Não se agasalhar

Quando você fica desagasalhado devido ao calor do exercício, o seu organismo pode ser afetado. Isso se deve ao fato de que o corpo está trabalhando para se recuperar do esforço e pode dar sinais de baixa defesa para combater contaminações ou doenças. O melhor é permanecer agasalhado e deixar que o corpo vá se resfriando lentamente.

5) Não se hidratar

O ideal é se hidratar antes, durante e depois do exercício. E se você não tem o hábito de beber água durante o treino, a hidratação após é ainda mais importante.

evitar após pedalar

A hidratação após pedalar pode ser feita com água ou uma bebida isotônica. O importante é não confundir as isotônicas, que servem para relaxar e repor os sais, com as energéticas, que são bebidas à base de taurina ou guaraná que servem como estimulantes.

6) Esquecer-se da alimentação

Após pedalar é importante também repor os depósitos de gordura, para recuperar a energia perdida, e de proteína, para reparar as microfissuras que acontecem em nível molecular.

Para isso é legal consumir proteínas de absorção rápida, como o atum e a soja, para aproveitar que o músculo está mais contraído e tem mais irrigação sanguínea. Para reabastecer os carboidratos, opte por alimentos com absorção média ou lenta, como arroz, massas ou cereais.

De acordo com o professor, nesta etapa é melhor evitar as frutas, os açúcares comuns ou lácteos, pois são considerados de rápida absorção.

7) Acender um cigarro

Por mais inesperado que possa parecer, muitas pessoas têm o hábito de fumar um cigarro logo depois da atividade física em busca de relaxamento.

Além de fumar fazer mal por si só, os malefícios se multiplicam após o exercício pelo fato de que todo o sistema respiratório está mais aberto e todas as toxinas do tabaco entram com mais facilidade nos pulmões e no organismo.

Também poderá se interessar..

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com