O que é uma fat bike? Conheça as vantagens de pedalar esse tipo de bike

o que é uma fat bike

Talvez você não conheça a nomenclatura, mas é bem provável que já tenha visto alguma Fat Bike circulando por aí. As bicicletas de pneus super largos vêm conquistando novos adeptos, bem como atraído a curiosidade de muitos ciclistas, tanto novatos quanto experientes.

Se você já se perguntou o que é uma Fat Bike e quais as vantagens que ela oferece, fique ligado nas informações que relacionamos abaixo. E claro, se quiser conferir um modelo de perto é só entrar em contato com a Bike Village, nossa bike shop em Porto Alegre.

Farley 5 Fat Bike Trek, clique no link para ver mais
Farley 5 Fat Bike Trek, clique no link para ver mais

Afinal, o que é uma Fat Bike?

Na tradução literal, Fat Bike significa “bicicleta gorda”. Essa nomenclatura tem origem nos pneus de largura bem maior que os de uma bike comum. Só para você ter uma ideia, enquanto normalmente uma MTB tem pneus com largura de duas polegadas, nas Fat Bikes as medidas variam entre 3,7 e 4,8 polegadas.

Esse modelo se tornou popular na década de 1980, sendo adotada inicialmente em terrenos desérticos e em segundo momento nas localidades mais frias. Isso porque os pneus mais largos se adaptam muito bem à neve. Entretanto é importante salientar que os benefícios dos pneus largos vão muito além da adaptabilidade aos esportes de inverno. Vale lembrar que, embora o Brasil não apresente um inverno rigoroso, possui uma costa litorânea bem extensa, e as Fat Bikes podem ser ótimas para a areia.

Farley 5 Fat Bike Trek, clique no link para ver mais
Farley 5 Fat Bike Trek, clique no link para ver mais

Vantagens de pedalar uma Fat Bike

1) As fat bikes permitem pedalar por mais lugares e por mais estações do ano. De dunas a curvas, de corridas a recreação. Os pneus largos tornam estas máquinas extremamente capazes e surpreendentemente divertidas;

2) Qualquer obstáculo no trajeto do pedal torna-se mais fácil de ser vencido. Além disso, a Fat Bike proporciona maior segurança em terrenos instáveis, como descidas mais íngremes e com muita pedra solta;.

3) A calibragem baixa dos pneus oscila entre 5 a 10 psi, característica que também proporciona maior aderência ao solo. O peso das Fat Bikes fica em torno de 15kg. O peso é por vezes semelhante ao de modelos comuns e mais acessíveis de bicicleta. Porém é superior ao de uma mountain bike de alto rendimento;

4) Com uma Fat Bike a existência de uma trilha deixa de ser requisito para uma experiência off-road. Uma vez que o tipo específico de pneu viabiliza o acesso a lugares como praias, pastos, banhados, vulcões e campos pedregosos.

Farley 5: a Fat Bike da Trek

A Farley 5 da Trek é a porta perfeita para a liberdade em todos os terrenos. Ela rola sobre a neve, areia, raízes e pedras com a estabilidade e tração de um monster truck em pneus largos de 27,5 x 4,5 pol. 

A transmissão Shimano 1x, o levíssimo quadro de alumínio e o garfo de carbono fazem dela uma ótima opção para quem quer pedalar uma mountain bike independente de qual seja o percurso.

Ficou curioso pelas Fat Bikes? Acesse a loja virtual Bike Village ou entre em contato com a nossa bike shop em Porto Alegre. Você precisa conhecer de perto essa bike surpreendente!


* Confira também aqui no blog o post 7 bicicletas Trek que vão surpreender você.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *