Mountain Bike: da bike cruiser para as Olimpíadas

Saiba como surgiu a modalidade de ciclismo que tomou conta das trilhas.

O Mountain Bike surgiu nos Estados Unidos, no final dos anos 70, quando um grupo de ciclistas de estrada começou a buscar um novo estilo fora do asfalto. As montanhas da Califórnia serviram de cenário para as primeiras investidas em trilhas e estradas de terra. Embora muitos digam que as primeiras experiências tenham sido nas décadas de 40 e 50, até então nada tinha atingido tamanha proporção.

post_3

Na época, como não existiam quadros apropriados, a opção para resistir às trilhas foi utilizar quadros de bikes cruisers, as pesadas e robustas bicicletas caracterizadas pelas rodas grandes, pneus largos (conhecidos como “pneu balão”) e guidom alto. Com o acréscimo de câmbio, pneus ainda maiores e freios mais eficientes, estava pronta a bicicleta ideal para um novo esporte e que seria a forma básica das mountain bikes.

Com o tempo, os grupos de praticantes foram aumentando em número e tamanho e as primeiras competições apareceram. Pararelo a isso, surgiu a Mountain Biker, primeira empresa a produzir, ainda que em escala reduzida, bicicletas feitas especialmente para o novo esporte. Anos mais tarde apareceu no mercado a StumpJumper, a primeira mountain bike de sucesso comercial e que mais tarde se tornaria um mito, popularizando a modalidade esportiva.

O número cada vez maior de adeptos pode ser creditado à característica da atividade de aproximar os praticantes da natureza e da alta dose de aventura e adrenalina que  propicia. A consagração maior veio em 1996, quando o mountain bike passou à categoria de esporte olímpico, estreando nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Desde então, cada vez mais equipamentos inovadores surgem no mercado com o objetivo de aumentar o conforto dos ciclistas e otimizar a performance dos atletas profissionais. Se você é adepto do mountain bike vale pesquisar e estar sempre informado sobre novas tecnologias e produtos inovadores que podem tornar a prática do esporte ainda mais agradável e desafiadora.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *