Mountain Bike nova: veja os ajustes a fazer antes de pedalar

ajustes bike nova antes de pedalar

Nada como uma mountain bike nova para despertar aquele desejo quase que imediato de se jogar logo nas trilhas. Mas, se você recém adquiriu uma bicicleta novinha em folha, saiba que é importante realizar alguns ajustes antes de pedalar.

Assim sendo o ideal é que a loja onde você comprou a mountain bike nova tenha uma equipe que possa realizar tais ajustes antes mesmo de você sair da loja com a bicicleta. Caso contrário, não hesite em levar a bike até a oficina mais próxima.

Nesse sentido, a Proparts fez uma espécie de checklist que pode ajudar você na hora de analisar se está tudo certinho. Confira quais são os principais procedimentos que devem ser realizados e, para mais informações, faça uma visita ou entre em contato com a Bike Village, nossa bike shop e oficina em Porto Alegre.

O QUE AJUSTAR EM UMA MOUNTAIN BIKE NOVA

FREIOS

1) Começando pelos freios, é sempre legal realizar uma sangria. Assim você começa a contar desta data o prazo para fazer a próxima manutenção. O ideal é que a sangria seja feita a cada seis meses ou quando houver necessidade. Você pode saber mais sobre como funciona a sangria de freio clicando no link.

2) Vale lembrar que os conduítes geralmente não vêm no comprimento ideal. Assim é recomendável fazer o ajuste.

TRANSMISSÃO

3) Em relação à transmissão, recomenda-se que seja feito todo o procedimento de instalação dos grupos começando do zero. A atenção deve ser redobrada na medição da corrente e no ajuste de distância da polia superior em relação ao cassete nos grupos SRAM.

bike nova ajustes antes de pedalar

RODAS E PNEUS

4) Calibrar os pneus é básico. Mas aproveite também a oportunidade para pensar na conversão para tubeless. A opção certamente pode representar melhor desempenho, bike mais leve e menos preocupações com furos durante a trilha.

5) É um bom momento para aprender como utilizar cada sistema de aperto de rodas. Afinal muitos ciclistas costumam tirar as rodas da bike com frequência para transporte, e o uso incorreto das blocagens pode danificá-las e até mesmo trazer riscos à segurança.

SUSPENSÃO E AMORTECEDORES

6) Para saber a calibragem exata da suspensão para o seu peso é necessário realizar um procedimento chamado SAG. Aliás a regulagem correta, tanto da suspensão quanto dos amortecedores é essencial para uma boa experiência com a bike.

7) Um excelente ponto de partida para encontrar a calibragem e regulagem ideal da suspensão dianteira é o aplicativo Trailhead, criado pela RockShox para auxiliar no processo.

bike ajustes oficina

AJUSTES FINAIS

8) Os freios SRAM possuem ajuste de distância das manetes, para que fiquem perfeitos de acordo com a tamanho das mãos e preferências pessoais. Esse pequeno ajuste proporciona conforto e ajuda na diminuição da fadiga.

9) Não se esqueça de conferir o torque em todos os parafusos. Para as transmissões e canotes eletrônicos, cheque as baterias para conferir se estão carregadas.

A bike como um todo precisa de manutenções periódicas para se manter funcionando perfeitamente. Informe-se na oficina sobre o período ideal entre revisões e garanta vida longa para a sua mountain bike nova!


* Confira também aqui no blog o post 7 dicas para escolher uma boa oficina de bicicleta.

** Com informações de Proparts.

Também poderá se interessar..

2 comments

  1. Baixei o trailhead e só mostra da suspa dianteira. Nada sobre o shock. E isso mesmo ou meu aplicativo esta bugado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *