Lubrificante de corrente de bicicleta: o Smoove vale a pena?

lubrificante de corrente de bicicleta

A transmissão da bicicleta é o sistema responsável por transformar a força das pernas do ciclista na rotação das rodas. Ela é composta de coroas, corrente, cassete, movimento central e pedivela. Assim, a manutenção correta da transmissão – incluindo a limpeza e lubrificação –  é essencial para obter o máximo desempenho de nossa bicicleta. Por isso, hoje vamos falar sobre o lubrificante de corrente de bicicleta da Smoove.

A Smoove é uma marca sul-africana conhecida por desenvolver um dos melhores lubrificantes do mundo. Esse reconhecimento se deve em grande parte ao fato da marca testar seus produtos na Cape Epic, umas das maiores ultramaratonas do universo MTB.

O Smoove Universal Chain Lube, embora se diga que não é uma cera nem um óleo, tem uma base cerâmica com a cor branca usual deste tipo de lubrificante. O produto é conhecido por ter a maior durabilidade do mercado. Mas será que o lubrificante de corrente Smoove é tudo isso mesmo? Será que vale a pena o investimento? Confira abaixo as informações que selecionamos!

Lubrificante de corrente Smoove, clique no link para ver mais.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE USAR O SMOOVE

Para a lubrificação, a Smoove salienta que a corrente deve estar limpa e seca antes de aplicar o Chain Lube. Assim, após a limpeza geral, deixe a bike um pouco ao sol, ou seque a corrente com um pano ou papel. Ai sim, a corrente está pronta para ser lubrificada.

Outro ponto importante é que os lubrificantes com base cerâmica são mais eficazes quando permitimos que a água de sua composição evapore e o material sólido permaneça como um elemento lubrificante. A Smoove recomenda deixar o Chain Lube agir por uma hora e afirmam que o ideal é deixá-lo, pelo menos, durante a noite.

AVALIAÇÃO DO LUBRIFICANTE DE CORRENTE SMOOVE

A MTB Pro fez o teste do lubrificante de corrente Chain Lube Smoove. De acordo com a avaliação, respeitadas as instruções de uso, podemos aproveitar ao máximo esse lubrificante. 

Embora não seja cientificamente possível determinar se é o mais durável do mercado, foi constatada maior durabilidade da corrente lubrificada. Especialmente considerando uma temporada de meses de chuvas.

Embora em teoria seja um produto formulado para resistir bem ao efeito abrasivo da poeira, também apresenta um bom desempenho contra água e lama. Certamente a marca mantém sua palavra quando afirma que é universal e válida para 90% das condições ambientais que podemos encontrar (suponho que os 10% restantes sejam para situações extremas como lama, chuva ou neve).

Por fim, é comum que, quando temos o frasco em mãos, sejamos tentados a usá-lo em outras partes da bicicleta. Neste caso, embora não seja um produto específico para ele, a Smoove afirma que podemos utilizá-lo sem problemas para as engrenagens e fiação de transmissão. 

O rendimento do produto foi considerado bom, em grande parte devido ao design da tampa. Esse elemento faz com que pouco lubrificante seja desperdiçado na aplicação. Além disso, a sua densidade significa que se distribui muito bem nos elos da corrente. Da mesma forma que tem uma durabilidade bastante elevada.

E então, que tal experimentar o lubrificante de corrente na sua bicicleta? O lubrificante Smoove já está disponível no site da Bike Village! Acesse e confira!


* Com informações e imagem do topo via MTB Pro.

** Confira também aqui no blog o post Quando trocar a corrente da bicicleta? Confira as dicas para fazer a troca.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *