Saiba como a peça pode influenciar a sua performance no pedal.
Também conhecido como caixa de centro, o Movimento Central é o que permite o acionamento do pedivela.
A peça está localizada na parte inferior do quadro e além de ser responsável pelo giro do pedal, também recebe os impactos do terreno e suporta o peso do ciclista. Por isso precisa ser resistente ao desgaste.
A resistência do movimento central se torna ainda mais importante nas modalidades radicais do ciclismo. No Downhill e Freeride, por exemplo, o impacto é grande e os pilotos ficam muito tempo em pé, colocando o peso sobre o eixo.
Outro ponto a ser considerado é que quanto menor for o atrito do giro do movimento central, menor é a perda de força na pedalada.
Uma boa opção para quem busca componentes de qualidade é a linha da Truvativ, marca associada SRAM. O Truvativ GXP possui copos em alumínio, rolamentos selados com esferas de cerâmica e pista de aço inox selados e superdimensionados, e é compatível com caixa 83mm. Já o BB30 é um componente de baixo peso e que proporciona uma pedalada mais suave. Ambas os modelos são boas escolhas para os adeptos de diferentes modalidades do MTB, que requer peças resistentes e que otimizem a performance.
Confira na Bike Village alguns dos componentes disponíveis e prepare-se para começar a trilha!