Gravel Bikes: a modalidade que mistura MTB e Speed

Checkpoint_Trek_Gravel_bikes

Elas foram chegando devagarinho e até já conquistaram este ano uma prova exclusiva na Brasil Ride. Estamos falando das Gravel Bikes, as bicicletas que misturam a agilidade e velocidade de uma bike de estrada com toda a capacidade de uma MTB.

A vertente surgiu para atrair duas classes de ciclistas: os de estrada e os apaixonados por mountain bike. É que a principal característica da modalidade é mesclar diferentes tipos de terreno.

Assim, uma Bicicleta Gravel, que também é conhecida como bicicleta para estrada de cascalho, é projetada para rodar bem em estradas em qualquer condição, seja asfalto, estrada de terra batida ou cascalho. Maneiro, não é? Então confere com a gente como essa modalidade de ciclismo é ideal para quem curte versatilidade.

Principais características das Gravel Bikes

– A maior parte dos modelos de Gravel Bikes possuem guidão drop bar e a geometria confortável de uma bicicleta de estrada de resistência;

– Já os pneus são mais robustos e estão mais próximos da largura que é vista em mountain bikes. Dessa forma os pneus mais largos proporcionam um pedalar mais confortável e maior tração em terrenos soltos;

– Aliás, o conforto é um grande diferencial da Gravel Bike. Assim é possível fazer longas distâncias suportando menos peso que uma MTB. Além disso, esse tipo de bike costuma utilizar freios a disco;

– O custo de manutenção é próximo aos outros modelos, afinal a bike utiliza peças semelhantes;

– A Gravel Bike costuma ser a opção preferida de mountain bikers que buscam uma bicicleta para usar no dia a dia. Da mesma forma, é uma ótima escolha para ciclistas de estrada que querem percorrer trilhas de vez em quando ou que enfrentam asfalto de má qualidade. Sem falar que é uma perfeita companheira para os adeptos do cicloturismo.

Trek Checkpoint Gravel Bikes

Como é uma competição Gravel Race?

As competições, que já são bem populares lá fora, são caracterizadas pela diversidade de terrenos. Assim, uma prova costuma contar com um circuito que mescla superfícies. O trajeto pode conter trechos de asfalto em boas e más condições, cascalho, areia, terra batida e até mesmo lama. Quanto mais diversidade para explorar, melhor!

Checkpoint: a linha Gravel Bike da TREK

A Trek, marca pioneira na construção de MTBs, desenvolveu uma linha especial de Gravel Bikes, também chamadas de bicicletas para terrenos mistos.

A linha Checkpoint disponibiliza recursos como freios a disco, espaço adicional para pneus mais largos e geometria confortável, fazendo com que a bicicleta se adapte a todos os tipos de terreno.

gravel bikes checkpoint trek
Trek Checkpoint AL 3, clique no link para ver mais.

A Checkpoint AL 3 é a bicicleta para pistas de cascalho introdutória na linha, mas é repleta de recursos que a tornam uma escolha valiosa para detonadores de pistas de cascalho iniciantes e experientes.

Já disponível na Bike Village, a Checkpoint AL 3 possui quadro leve de alumínio, eixo Shimano, eixos diretos, rodas prontas para tubeless e freios a disco para melhor poder de frenagem em todas as condições climáticas.


* Confira também aqui no blog o post Trek Domane: uma bike de estrada testada em paralelepípedos.

** Imagens via Trek.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *