Bastante popular entre os competidores de maratonas, o gel de carboidrato é um suplemento em forma de sachê que tem a função de fornecer energia durante o exercício.
Os carboidratos são fonte primária de combustível para o exercício físico, porém os nossos músculos só conseguem armazená-los em quantidade limitada. Assim o papel do gel de carboidrato é justamente o de fornecer aquele fôlego extra para o pedal.
Embora seja extremamente prático, o uso do gel de carboidrato no MTB requer alguns cuidados em relação à forma de consumo. Confira quais são as principais recomendações de uso e o que é legal analisar na hora de escolher um bom produto.
DICAS DE COMO USAR O GEL DE CARBOIDRATO
1. Saiba quando consumi-los
A maioria dos géis de carboidrato deve ser consumida após a primeira hora de exercício, a não ser que o treino seja muito intenso.
2. Beba água
Sempre beba água junto com o gel de carboidrato, ou certifique-se de comprar géis isotônicos.
3. Não confie apenas em géis
Procure levar também para o pedal outras fontes de energia, como barras de nutrientes ou uma bebida energética. O gel deve ser apenas uma parte da sua estratégia de nutrição.
4. Um por pedal
Como regra geral, um sachê de gel por pedal é suficiente se você tiver outras fontes de alimento.
5. Verifique os carboidratos
Leia o rótulo do produto e veja quanto de carboidrato cada sachê contém. A maioria dos géis possui até 25 gramas. Lembre-se que raramente você vai precisar de mais de 90 gramas por hora.
6. Fique atento ao tempo
O tempo é a palavra chave. A maioria dos géis leva 15 minutos para agir, portanto, planeje em conformidade.
7. Prepare-se para a cafeína
Muitos géis contêm cafeína – o que é ótimo para o final do pedal, mas uma má ideia em caso de estômago vazio.
8. Procure opções mais naturais
Dê preferência para géis que não contenham adoçantes artificiais. Seu estômago agradecerá.
CONHEÇA O GU ENERGY GEL
Além dos benefícios básicos de um gel de carboidratos, o GU Energy Gel é composto de um mix nutricional que proporciona ao ciclista um trio completo para a sua performance: energia, sustentação e recondicionamento. Não é à toa que ele é o Gel oficial de mais de 70 competições nos EUA.

O GU Energy utiliza em sua composição:
- Histidina: analgésico natural que neutraliza o acúmulo de ácido láctico nos músculos.
- Maltodextrina: carboidratos complexos que garantem energia duradoura durante a prática esportiva.
- Vitaminas Anti-Oxidantes: as vitaminas C e E oferecem uma defesa contra a ação dos radicais livres nos tecidos musculares, atuando contra o envelhecimento precoce.
O produto utiliza ingredientes naturais e neutros, próximos ao pH fisiológico, ou seja, o índice de acidez do produto é praticamente igual ao da água (neutro). Assim, GU é facilmente absorvido, gerando energia imediata durante e bem-estar depois de sua ingestão.
* Com informações de Bike Dica e Bike Radar.
** Confira também 7 importantes vegetais para ciclistas (e uma dica para facilitar a feira).
*** Imagens via GU Energy Labs e Bike Village.