8 ferramentas para bicicleta que são essenciais

ferramentas para bicicleta

As ferramentas para bicicleta são uma parte importante na hora de manter as coisas rolando suavemente na trilha. Certamente você já deve ter percebido que existe uma centena de ferramentas para os mais diversos usos.

É claro que levar para a trilha um kit compacto de ferramentas para bicicleta, como os kits compactos da Park Tool, é indispensável. Contudo além desses kits que concentram algumas das chaves mais usadas em reparos de emergência, vale investir em alguns outros apetrechos para ter em casa ou para levar na sua maleta caso você faça parte de uma equipe de apoio nas competições de Mountain Bike.

Portanto, confira a lista de oito ferramentas para bicicleta nas quais vale muito a pena investir e depois conta pra gente, nos comentários, se tem mais algum item que você considera indispensável!

As ferramentas para bicicleta que todo mundo deveria ter

1) Chave Allen

Caso você não tenha notado, sua bicicleta é mantida por uma variedade de parafusos Allen, por isso esse tipo de chave é uma das mais importantes ferramentas para bicicleta. As que são em forma de Y costumam ter os três tamanhos mais comumente usados: 4mm, 5mm e 6mm. Além dessas, é bom ter um conjunto que abranja dos tamanhos 2mm a 8mm, para garantir que será capaz de fazer qualquer reparo. Chaves maiores dão mais torque, já as pequenas podem ser úteis para mexer em lugares pequenos e de acesso difícil.

ferramentas para bicicleta allen
Conjunto de Chaves Allen Park Tool, clique no link para ver mais.

2) Torquímetro

Essa é uma das ferramentas para bicicleta essenciais para ter um ajuste preciso de peças e parafusos. Os torquímetros atualmente estão com valores mais acessíveis e, mesmo com um preço muitas vezes mais alto, vale o investimento. Lembre-se que peças soltas pode causar acidentes e se apertadas demais podem estragar o equipamento. Além disso, a ferramenta também ajuda a acabar com rangidos e outros barulhos irritantes.

3) Conjunto de chaves Torx

A chave Torx é aquela com a cabeça no formato de uma estrela de seis pontas. É muito útil para apertar manetes de freio a disco, por exemplo, além de uma série de outras funções. Vale investir em um kit que tenha os tamanhos T10 a T30, que costumam ser as mais utilizadas em bicicletas.

4) Bomba para suspensão

A bomba para calibrar suspensão de bicicletas é o equipamento fundamental para encher ou ajustar a pressão de ar nas suspensões. Afinal, pedalar com calibragem inadequada traz desconforto e pode danificar as câmaras de ar, válvulas e batentes do amortecedor. 

bomba de suspensão
Bomba de suspensão, clique no link para ver mais.

5) Chaves de fenda e chave Philips

Ok, esses tipos de ferramentas para bicicleta são cada vez menos utilizado, pelo menos nos modelos mais novos de bike. Entretanto, são ótimas para instalação dos niples de raios das rodas e outros pequenos ajustes.

6) Martelo de borracha

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas um martelo de borracha ou de outro material macio é uma ferramenta extremamente útil. Afinal, é sempre melhor do que bater metal contra metal. A remoção do garfo ou da manivela pode ser facilitada com algumas batidas com esse tipo de martelo.

7) Bomba de piso

Ficar de olho nas pressões dos pneus é um dos aspectos menos apreciados da manutenção de bicicletas. Porém, a prática pode fazer uma enorme diferença para o seu próximo passeio. Dito isto, inflar seus pneus com rapidez e precisão é um bônus real. Os melhores modelos, é claro, são os que vêm com medidor de pressão.

bomba de chão park tool
Bomba de chão Park Tool, clique no link para ver mais.

8) Suporte de manutenção

É claro que esse não é um item absolutamente essencial para a manutenção da bike, e talvez você esteja esbravejando pela falta de outras ferramentas para bicicleta que no momento lhe parecem mais útil! MAS se você se encontrar na equipe de apoio em uma competição, ou mesmo em casa dando um check-up na bike, um local de trabalho adequado representa um investimento inteligente!

cavalete portatil park tool
Cavalete Portátil Park Tool, clique no link para ver mais. 

* Com informações de Toolbox Essentials for Your Bike, publicado no blog da Redbull.

** Confira também aqui no blog o post Como carregar ferramentas da bike: as dicas dos pilotos do EWS.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com