Escolha dos pneus: tubeless ou convencionais?

As vantagens e os cuidados de manutenção com o sistema tubeless.

Os pneus tubeless (sem câmara) são cada vez mais preferidos pelos ciclistas na montagem das rodas. Tração superior, maior resistência a furos e diminuição do peso do conjunto roda/pneu são algumas das caracaterísticas que fazem do tubeless uma boa escolha.

Se você também está pensando em trocar os pneus convencionais da sua bike, vale conhecer um pouquinho mais sobre o sistema tubeless aqui neste post.

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Diferenças

A principal diferença entre o sistema convencional e o tubeless é que no pneu sem câmara é possível utilizar pressões de trabalho mais baixas. Isso traz como vantagem imediata o aumento de tração, devido a uma maior área de contato entre o pneu e o solo.

Em terrenos arenosos ou em cascalho solto, isso é crucial, impedindo que o pneu “afunde”. Além disso, um pneu com baixa pressão de ar aumenta a absorção de impactos – de fato, trabalha como um amortecedor – tornando a pedalada mais confortável.

Kit tubeless

Muitas bicicletas de Mountain Bike já vêm com rodas preparadas para tubeless. Basta procurar no aro da roda pela inscrição indicativa. Com a informação checada, basta adquirir o kit tubeless (confira aqui) composto duas fitas para os aros, duas válvulas e o selante líquido.

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Cuidados

– Ao optar por um pneu tubeless é importante fazer uso de selantes líquidos, que preenchem os furos que ocorrem durante a pedalada, permitindo assim reter o ar no interior do pneu por mais tempo que os tradicionais.

tubeless selante 3

– Periodicamente cheque o nível do selante em seu interior. Alguns modelos, especialmente os que utilizam látex em sua composição, podem secar completamente em um ou dois meses de uso intenso.

– Alguns mecânicos reaproveitam o resto do selante contido dentro do pneu e apenas completam o nível, o que é totalmente desaconselhável. O selante velho, além de perder suas propriedades de vedação, poderá grudar em uma localização específica do pneu, formando uma camada de látex que adicionará peso à sua roda.

Fonte: Mountain Bike Brasília

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