5 erros de ciclistas antes de sair para pedalar (e como evitá-los)

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Na hora de sair para uma pedalada mais longa ou menos na hora de encarar uma trilha, você precisa estar preparado.

Mas a preparação muitas vezes é mais do que uma lista de coisas que você deve fazer – ela envolve também algumas coisas que você deve evitar. Confira algumas delas:

Os 5 erros de ciclistas que você pode estar cometendo

1) Comer alimentos ricos em gordura e fibra

O seu combustível pré-pedalada deve ser uma boa fonte de energia. Gorduras e fibras dificultam um pouco a digestão e acabam prolongando o tempo para fornecimento de energia ao corpo.

O excesso desses dois tipos de alimentos pode causar um desconforto gastrointestinal durante o exercício, o que pode acabar atrapalhando o rendimento no treino.

O ideal é que, antes de sair de bike, você dê preferência para carboidratos e proteínas magras.

2) Beber muita água

A hidratação, obviamente, é necessária, mas a regra do “consuma com moderação” se aplica. Se você não se hidratou nas últimas horas antes da pedalada, você pode ser tentado a compensar isso, bebendo logo um ou dois copos cheios. Saiba que essa não é uma boa ideia, uma vez que o seu corpo não consegue processar tanta água ao mesmo tempo.

Quando você toma muita água de uma vez, você pode sobrecarregar o seu corpo e ter sintomas de hiponatremia, que incluem dor de cabeça, fadiga e náuseas. É melhor beber lentamente um litro e meio de água entre uma e duas horas antes do seu passeio, prevendo tempo suficiente para ir ao banheiro antes de sair. Durante o passeio, tome alguns goles de água a cada 15 ou 20 minutos.

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3) Sair sem verificar o equipamento

Vinte minutos após começar uma pedalada não é um bom momento para perceber que os seus freios não estão bem ajustados. O ideal é fazer uma verificação dos componentes antes de sair de casa. Certifique-se de que a corrente está girando bem, os pneus estão calibrados e os freios em perfeito funcionamento.

4) Fazer um alongamento estático

Se por um lado o alongamento não é uma coisa ruim, esticar os dedos dos pés durante dois minutos antes de seus músculos estarem aquecidos não é uma boa ideia.

Existe um debate extenso sobre o assunto, mas a maioria dos estudos sugere que o alongamento estático (aquele tradicional, no qual você mantém uma posição fixa) antes de um treino de bike pode realmente enfraquecer seus músculos.

Comece seu passeio com 10 minutos de pedal leve para aquecer seus músculos. O estiramento estático serve para um propósito, e alguns movimentos são particularmente bons para os ciclistas, mas é melhor deixá-lo para depois do pedal.

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5) Sair sem contar a ninguém para onde você está indo

Pensar na possibilidade de se machucar, ou se machucar efetivamente, não é nada agradável. Mas pior ainda é se machucar e não pode contar com um socorro.

Conte para alguém para onde você está indo. E também o tempo que deve demorar e se possível carregue um celular com você. Sim, levar um celular para uma trilha longa pode render muito material para o Instagram. Mas, mais que isso, pode permitir que você seja rapidamente encontrado caso algo dê errado durante a pedalada.

Com informações de Bicycling.

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