9 erros básicos que todo ciclista deve evitar

ciclista erros básicos

Então você é relativamente novo no ciclismo? Bem, a primeira coisa que temos a dizer é parabéns! Existe uma série de aventuras incríveis esperando por você e pela sua bike.

Sem dúvida, andar de bicicleta pode e deve ser divertido. E para curtir ainda mais os bons momentos é legal dar uma olhadinha em nove erros básicos que todo ciclista deve evitar. Confira as dicas e sugestões que podem tornar o ciclismo ainda mais seguro e agradável!

Quais os principais que o ciclista deve evitar?

1. Deixar o selim muito baixo

Você começou a pedalar e dias depois passou a sentir dores na parte da frente do joelho? Isso pode ser sinal de selim muito baixo. Esse é um erro comum, principalmente em se tratando de ciclista iniciante.

É fato que a maioria das pessoas se sente mais confortável e confiante quando os pés podem atingir o solo. Por outro lado, a altura errada do selim pode causar lesões.

A forma mais fácil de corrigir isso é fazer o ajuste em uma bike shop que conte com oficina especializada.

2. Ficar obcecado pelo melhor equipamento

É claro que existem ótimas peças e acessórios para ciclismo no mercado. Assim como é verdade que eles melhoram em muito o desempenho do ciclista. Mas você não precisa de cara ir comprando tudo o que aparece pela frente. Avalie suas necessidades e vá aprimorando o seu equipamento aos poucos.

3. Desprezar o tamanho da bicicleta

A forma como a bike e o seu corpo se ajustam é um dos aspectos mais importantes do ciclismo. Além da altura do selim, que vimos no primeiro ponto, também é importante o alcance. Ou seja, braços e troncos devem formar um ângulo confortável sobre a bicicleta. Por isso, ao comprar um bike, certifique-se que o tamanho é o ideal para você.

bike manutenção

4. Evitar a manutenção da bicicleta

Evitar a manutenção da bike é uma forma nada inteligente de economia. Afinal, a manutenção de rotina prolonga a vida útil do equipamento.  Veja no link como escolher uma boa oficina de bicicleta.

5. Treinar em excesso

A maior parte das lesões do ciclista inexperiente vem do treino em excesso. Nesse sentido, procure avançar aos poucos. Ou seja, dê para o seu corpo acostumar-se às novas distâncias. Procure focar no aquecimento no primeiro terço do percurso, em seguida estabeleça um ritmo para o segundo e dê tudo de si somente na última parte.

6. Não carregar junto um kit remendo

Se o seu plano em caso de pneu furado envolve telefonar para um amigo, é hora de pensar em outra solução. A forma mais fácil de remendar uma câmara furada é usando um kit de remendos. Além de aprender como usá-lo, aproveite e procure informar-se mais sobre reparos básicos na bike. Assim você já providencia um kit de ferramentas para levar sempre nas trilhas e salvá-lo de vários problemas.

7. Não usar as marchas da bike

As marchas são suas melhores amigas em uma subida e a maior fonte de velocidade em um longo trecho de estrada. Mas é preciso um pouco de prática do ciclista para saber quando e como deixar o seu equipamento mais eficiente. Procure ler sobre o assunto e entender melhor a sua bike.

erros ciclista evitar

8. Não aprender a pedalar em grupo

Os passeios em grupo têm seu próprio protocolo e regras por um motivo: é fácil causar um acidente se a pedalada de cada ciclista não for previsível. Se é a primeira vez que você anda com um novo grupo, fique na parte de trás, observe e peça ajuda se precisar. Nenhuma pergunta é uma pergunta idiota quando sua própria segurança e a segurança do grupo estão em jogo.

9. Esquecer de se reabastecer

Se você está pedalando por apenas uma hora, a água é item obrigatório. Se você planeja pedalar mais de duas horas, leve um lanche e ataque aos 45 ou 60 minutos do pedal. Continue a comer pequenas quantidades a cada  15 ou 20 minutos. Esquecer-se de reabastecer pode colocar seu corpo em um déficit e fazer com que você caia – ou entrar em um estado de hipoglicemia. Cansaço, irritabilidade, tontura, náusea, confusão – não são boas formas de se terminar um passeio que tem tudo para ser de pura diversão!


* Com informações de 9 Beginner Cycling Mistakes to Avoid.

* * Confira também aqui no blog o post 10 coisas que você deve levar para trilha de MTB.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com