Então você é relativamente novo no ciclismo? Bem, a primeira coisa que temos a dizer é parabéns! Existe uma série de aventuras incríveis esperando por você e pela sua bike.
Sem dúvida, andar de bicicleta pode e deve ser divertido. E para curtir ainda mais os bons momentos é legal dar uma olhadinha em nove erros básicos que todo ciclista deve evitar. Confira as dicas e sugestões que podem tornar o ciclismo ainda mais seguro e agradável!
Quais os principais que o ciclista deve evitar?
1. Deixar o selim muito baixo
Você começou a pedalar e dias depois passou a sentir dores na parte da frente do joelho? Isso pode ser sinal de selim muito baixo. Esse é um erro comum, principalmente em se tratando de ciclista iniciante.
É fato que a maioria das pessoas se sente mais confortável e confiante quando os pés podem atingir o solo. Por outro lado, a altura errada do selim pode causar lesões.
A forma mais fácil de corrigir isso é fazer o ajuste em uma bike shop que conte com oficina especializada.
2. Ficar obcecado pelo melhor equipamento
É claro que existem ótimas peças e acessórios para ciclismo no mercado. Assim como é verdade que eles melhoram em muito o desempenho do ciclista. Mas você não precisa de cara ir comprando tudo o que aparece pela frente. Avalie suas necessidades e vá aprimorando o seu equipamento aos poucos.
3. Desprezar o tamanho da bicicleta
A forma como a bike e o seu corpo se ajustam é um dos aspectos mais importantes do ciclismo. Além da altura do selim, que vimos no primeiro ponto, também é importante o alcance. Ou seja, braços e troncos devem formar um ângulo confortável sobre a bicicleta. Por isso, ao comprar um bike, certifique-se que o tamanho é o ideal para você.
4. Evitar a manutenção da bicicleta
Evitar a manutenção da bike é uma forma nada inteligente de economia. Afinal, a manutenção de rotina prolonga a vida útil do equipamento. Veja no link como escolher uma boa oficina de bicicleta.
5. Treinar em excesso
A maior parte das lesões do ciclista inexperiente vem do treino em excesso. Nesse sentido, procure avançar aos poucos. Ou seja, dê para o seu corpo acostumar-se às novas distâncias. Procure focar no aquecimento no primeiro terço do percurso, em seguida estabeleça um ritmo para o segundo e dê tudo de si somente na última parte.
6. Não carregar junto um kit remendo
Se o seu plano em caso de pneu furado envolve telefonar para um amigo, é hora de pensar em outra solução. A forma mais fácil de remendar uma câmara furada é usando um kit de remendos. Além de aprender como usá-lo, aproveite e procure informar-se mais sobre reparos básicos na bike. Assim você já providencia um kit de ferramentas para levar sempre nas trilhas e salvá-lo de vários problemas.
7. Não usar as marchas da bike
As marchas são suas melhores amigas em uma subida e a maior fonte de velocidade em um longo trecho de estrada. Mas é preciso um pouco de prática do ciclista para saber quando e como deixar o seu equipamento mais eficiente. Procure ler sobre o assunto e entender melhor a sua bike.
8. Não aprender a pedalar em grupo
Os passeios em grupo têm seu próprio protocolo e regras por um motivo: é fácil causar um acidente se a pedalada de cada ciclista não for previsível. Se é a primeira vez que você anda com um novo grupo, fique na parte de trás, observe e peça ajuda se precisar. Nenhuma pergunta é uma pergunta idiota quando sua própria segurança e a segurança do grupo estão em jogo.
9. Esquecer de se reabastecer
Se você está pedalando por apenas uma hora, a água é item obrigatório. Se você planeja pedalar mais de duas horas, leve um lanche e ataque aos 45 ou 60 minutos do pedal. Continue a comer pequenas quantidades a cada 15 ou 20 minutos. Esquecer-se de reabastecer pode colocar seu corpo em um déficit e fazer com que você caia – ou entrar em um estado de hipoglicemia. Cansaço, irritabilidade, tontura, náusea, confusão – não são boas formas de se terminar um passeio que tem tudo para ser de pura diversão!
* Com informações de 9 Beginner Cycling Mistakes to Avoid.
* * Confira também aqui no blog o post 10 coisas que você deve levar para trilha de MTB.