5 dicas para dar um upgrade na bike

upgrade na bike

Por mais que você cuide bem da sua bicicleta, com o tempo o equipamento vai sentindo a ação dos anos e começa a não funcionar como antes.

Quando isso acontece, comprar uma bicicleta nova pode até ser o primeiro pensamento, mas nem sempre o orçamento permite. A boa notícia é que com alguns ajustes e reparos dá para dar um upgrade na bike e fazê-la rodar como nova por mais um tempinho.

Confira as dicas de upgrade na bike sugeridas pelo Eu Vou de Bike, e publicadas pela Revista Bicicleta, e veja como conservar a sua magrela por muito mais tempo.

Como dar um upgrade na bike

1. Troque os pneus (e outras borrachas também)

Você lembra quando foi a última vez que você trocou os pneus da bike? Além dos sinais de desgaste aparentes, vale lembrar que a borracha dos pneus costuma ficar mais rígida com o passar do tempo. É por isso que nada dá tanta sensação de bicicleta nova como um novo par de pneus, especialmente se você optar por um produto melhor do que o que você já tinha.

pneu maxxis high roller upgrade na bike
Pneu Maxxis High Roller, clique no link para ver mais

No caso das mountain bikes, por exemplo, se a sua bicicleta comportar um pneu mais largo, esse upgrade pode melhorar bastante o pedal em termos de conforto.

Aproveite também para verificar as câmaras de ar e os aros. E se a sua bike tiver freios do tipo v-brake ou canti-lever, troque também as sapatas. Se o freio for a disco, verifique as pastilhas. Lembre-se que pastilhas ou sapatas desgastadas podem comprometer a frenagem e até danificar os aros.

2. Substitua os “pontos de contato”

Uma fita de guidão ou manoplas novas deixam uma bike como nova quase que imediatamente. O mesmo vale para os selins, que perdem a firmeza com o tempo e deixam de oferecer o apoio necessário para o conforto do ciclista.

pedal crankbrothers upgrade na bike
Pedal Crankbrothers, clique no link para ver mais

Além de avaliar o selim, é legal também dar uma conferida nos pedais. E, se você ainda não é adepto, que tal experimentar os pedais do tipo clip? Eles são ótimos para melhorar a performance, acredite!

3. Lubrifique os cabos

Substituir e/ou lubrificar os cabos é relativamente barato e pode melhorar em muito a sua experiência de pedalar.

Limpador e lubrificante Finish Line, clique no link para ver mais

E a sangria dos freios, você já ouviu falar? Se não, vale conferir aqui no blog o post Sangria no freio da bike: como funciona e por que fazer.

4. Mantenha a corrente em dia

É importante limpar e lubrificar sua transmissão com regularidade. O ideal é fazer a lavagem da corrente, com água e sabão, tirando toda a sujeira e lubrificação antiga, para depois lubrificar cada elo com um produto específico.

Corrente SRAM, clique no link para ver mais

A corrente quando está suja pode atrapalhar a eficiência do pedal, sem falar que em alguns casos o melhor é fazer a substituição da peça.

5. Verifique os rolamentos

Quando você sentir a bicicleta “áspera” ou apresentando muitos “rangidos” durante o pedal, a solução talvez seja substituir os rolamentos. Nesse caso, o ideal é realizar o serviço na sua bike shop de confiança.

Kit reparo pedal (acompanha rolamentos), clique no link para ver mais

Outra dica legal é utilizar os melhores rolamentos que o seu orçamento puder pagar, e que seja compatível com os componentes da sua bike.


* Uma das melhores maneiras de investir na sua bike de MTB é manter a manutenção em dia. Em Porto Alegre, conte com os serviços da oficina da Bike Village, localizada na Rua Passo da Pátria, 157, Bairro Bela Vista. Faça uma visita e solicite um orçamento sem compromisso!

** Imagem do topo via Crankbrothers.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com