Dicas para começar um treino de Mountain Bike

Melhore a capacidade física com uma boa base de exercícios.

Para entrar no mundo da Mountain Bike não é preciso ser um profissional, mas se a sua ideia é mergulhar de cabeça no esporte é recomendável que essa transição aconteça gradualmente através de treinos constantes.

Separamos aqui algumas dicas que podem melhorar a sua capacidade física e o seu desempenho e servir de base para um bom treino. Antes de segui-las, lembre-se que cada organismo reage de uma determinada forma ao exercício físico, por isso é sempre bom estar atento aos limites do seu corpo.

treino bike

Dicas de treino:

    o

  • Antes de começar a pedalar é recomendado um aquecimento de cerca de 20 minutos para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e prevenir lesões.
    o

  • O aquecimento pode ser dividido em duas partes. Na primeira apenas pedale por um trecho de uma estrada. Conclua a segunda etapa com mais intensidade no pedal. Por fim saia da bicicleta e alongue seus músculos.
    o

  • É legal também fazer outros tipos de exercícios regulares, os chamados cross-training, para ajudar a melhorar a resistência aeróbica e também fortalecer os músculos. Natação, caminhadas e musculação são boas opções.
    o

  • Procure pedalar em terrenos diversos, passando por rochas, gramas e outros pequenos obstáculos, a ideia é manter a bike sob controle.
    o

  • Uma vez que você domine o controle da bicicleta, é hora de fortalecer a musculatura das pernas. Confira abaixo duas sugestões de exercícios para essa finalidade.

ciclismo treino 2

Exercícios para fortalecer a musculatura das pernas:

    o

  • Este exercício irá melhorar a força explosiva. Comece pedalar quase parado (mantendo-se em equilíbrio) e em seguida, dê sprints em séries de 8 a 12 repetições, com a duração individual entre 10 e 15 segundos. Utilize uma relação que lhe permita pedalar a partir do zero, mas que não fique solta demais no fim do sprint. Pedale normalmente durante 5 minutos para recuperar-se de cada série de repetições.
    o

  • Pedale em pé sobre os pedais durante pelo menos 5 minutos sem sentar no selim. Isto trabalhará no fortalecimento da musculatura dos braços e tronco, além de ajudar a pedalar mais forte. Após cada repetição, recupere-se sentando-se no selim, e girando os pedais em uma cadência média, durante 20 minutos.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com