8 dicas para quem anda de bike no trânsito

bike no trânsito dicas sinalização

Na hora de colocar a bike no trânsito e pedalar pelas ruas os equipamentos de segurança são fundamentais. Vale a pena investir em luzes diurnas de bicicleta e principalmente em um bom capacete de ciclismo.

Além disso, é fundamental ficar de olho em algumas diretrizes básicas de circulação que contribuem com a segurança do ciclista. Confira as dicas de como pedalar nas ruas e tornar seus deslocamentos mais tranquilos e confortáveis!

Dicas de condução da bike no trânsito

1) Respeite as leis de trânsito

Pode parecer básico, mas sempre é bom lembrar. As leis de trânsito valem para as bicicletas também. Portanto, pare no sinal vermelho, respeite a faixa de pedestres, dê preferência no cruzamento quando for o caso e assim por diante. Ao pedalar na rua o ideal é ficar sempre do lado direito da via, sem andar em ziguezague.

2) Lembre-se que calçada é para pedestre

Quem anda de bike no trânsito muitas vezes precisa usar a calçada. Quando isso acontecer, lembre-se que a calçada é para pedestre. Assim, desça da bike e empurre a bicicleta até conseguir voltar para a via.

3) Evite “colar” no meio fio

Um cuidado legal é ficar a cerca de um metro dos obstáculos. Se, por exemplo, você ficar muito perto do meio fio, os carros podem passar muito perto e causar uma queda só pelo susto. Por lei os veículos são obrigados a ultrapassar bicicletas a pelo menos um metro e meio de distância lateral. Mas como sabemos, essa regra não costuma ser muito respeitada.

4) Fique atento aos carros estacionados

Quando estiver de bike no trânsito, preste atenção também aos carros estacionados e se há chance do motorista abrir a porta. O maior risco não é exatamente o impacto da porta na bicicleta, mas a possibilidade de você cair na rua e ser atingido por outro carro.

sinalização bike no trânsito

Dicas de sinalização da bike no trânsito

5) Entenda a importância da sinalização

Assim como os carros, que sinalizam com o pisca alerta e com a luz de freio, os ciclistas também devem se comunicar com os outros veículos da via. Por isso, vale a pena conhecer as principais formas de sinalização.

Outra dica legal para quem busca informação para se deslocar de forma segura de  bike no trânsito é o curso oferecido pela EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação. O curso Pedalando com Segurança é gratuito e pode ser realizado online, basta clicar no link.

6) Conheça os principais sinais

Quanto mais os ciclistas usarem os sinais indicativos de intenções no trânsito, mais os motoristas dos outros veículos se familiarizam com a linguagem. Confira na imagem quais são os principais sinais utilizados.

sinais bike no trânsito

De qualquer forma, procure não fazer alterações bruscas com a bike. Isso significa não entrar em uma rua sem olhar ou mudar de pista sem avisar, entre outras recomendações.

Ao virar a esquerda no cruzamento, peça passagem e vá mudando de pista, caso você seja um ciclista experiente. Do contrário, desça da bike e atravesse na faixa, como pedestre.

7) Na dúvida pare a bike e espere

Como vimos no tópico anterior, se a intenção é seguir em frente em um cruzamento, você pode sinalizar com a mão esquerda. Entretanto, se houver muitos carros e você não se sentir seguro, não hesite em encostar a bike no meio fio e esperar os veículos passarem para só então continuar. Na dúvida, priorize sempre a sua segurança ao invés da velocidade.

8) Fique atento ao que vem pela frente

Ao dobrar uma esquina, é importante ter certeza de que o motorista que vem atrás está vendo sua posição. Sinalize e, após certificar-se de que foi visto, mantenha atenção no que vem pela frente.

Muitos ciclistas ficam muito concentrados olhando para trás o tempo todo e acabam esquecendo de cuidar os obstáculos que estão pela frente. Lembre-se que colisão por trás do ciclista corresponde a menos de 1% dos acidentes.


* Confira também aqui no blog o post Luzes Diurnas de Bicicleta: obtenha mais segurança no pedal.

** Com informações de Dicas de comportamento e sinalização para quem anda de bike no trânsito e Curso Pedalando com Segurança da EPTC.

 

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *