Desvendando o Freeride

Modalidade mistura velocidade e saltos e pode ser praticado na cidade ou em trilhas.

O Freeride é uma modalidade do MTB que começou a se desenvolver há cerca de 10 anos. Embora relativamente recente, já é uma da mais populares do ciclismo extremo. Consiste basicamente em transpor obstáculos através de manobras e saltos.

Como o Freeride mistura velocidade e saltos, é considerado uma combinação de outras duas modalidades, o Downhill e o Dirt Jump. A prática pode acontecer na rua – quando recebe o nome de street MTB, urban assault ou urban ride – em circuitos urbanos ou em trilhas.

O esporte costuma ser bastante praticado em “bike parks”, que são parques exclusivos para o freeride. O ideal é que o circuito ofereça boas condições para o ciclista se jogar pelo ar, fazer manobras e superar os próprios limites.

Bicicleta ideal

As bicicletas de freeride são construídas normalmente em alumínio ou chromoly (mistura de ferro crómio e outros metais) e tem uma curta distância entre eixos, o que permite uma boa maneabilidade nos saltos e manobras.

o que é freeride 3

Os modelos costumam variar de acordo com o terreno onde a modalidade é praticada. Na cidade geralmente são utilizadas bikes rígidas (sem amortecedor) e de quadro baixo, com suspensões de curso que variam entre 80mm e 100mm. Em trilhas de terra o equipamento é mais pesado, são usadas bikes de suspensão total, no qual o curso do amortecedor varia geralmente entre 100mm a 200mm.

Campeonato mundial

O Mountain Bike Freeride (FMB) World Tour é o campeonato mundial da modalidade e começou a ser disputado em 2010. A ideia da competição não é criar algo novo, mas integrar os eventos já existentes.

O Red Bull Rampage, por exemplo, é uma das competições mais conhecidas e que integra o circuito do FMB World Tour. Vale conferir no vídeo um pouquinho da adrenalina que rolou na edição de 2013. Para saber mais sobre o campeonato mundial, clique aqui.

 

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com