Descubra a emoção do Enduro

As características de uma das modalidades mais democráticas do MTB.

Uma das categorias mais complexas do MTB, o Enduro já foi chamado de “Mountain Bike do Futuro” devido aos seus percursos longos e complexos. É uma das modalidades do ciclismo que mais exige dos atletas, pois requer não apenas preparo físico mas também habilidade.

Ao mesmo tempo é democrático: qualquer ciclista disposto pode participar de uma prova de Enduro, já que não há nivelamento entre as pistas para diferentes categorias da modalidade. Se você está em busca de mais adrenalina, talvez seja a opção ideal para você. Confira algumas peculiaridades do Enduro e força no pedal!

Bicicleta Ideal

O ideal é que exista um equilíbrio entre peso e leveza. Muitos recomendam que a bike seja o mais leve possível, para facilitar nas curvas, saltos e subidas. Acontece que a estrutura muito leve pode tornar as descidas muito perigosas. Portanto é fundamental encontrar um meio termo.

Aliás, é bem provável que as descidas prevaleçam no percurso, por isso procure optar por um modelo full suspension com suspensão de grande curso tanto na frente quanto na traseira.

enduro mtb

Tudo na mochila

Um dos diferenciais de quem compete no Enduro é a autossuficiência. Cada ciclista deve levar na sua mochila ferramentas e peças de reposição, além de água e alimentos para repor as energias durante a prova.

Na maioria das provas, antes da largada, o quadro, as suspensões e as rodas da bike são marcadas com um adesivo. Tais componentes só poderão ser trocados em postos de apoio oficiais. Durante a prova a ajuda entre os competidores é permitida, porém a ajuda externa é motivo para desclassificação.

Competições

As provas possuem vários estágios. A maior parte costuma ser disputada em trechos de downhill cronometrados, mas é comum que estejam previstos também percursos de cross country e até longas escaladas. Ganha quem conseguir concluir todas as etapas em menor tempo. Por isso é ideal que o ciclista tenha fôlego para pedalar rápido e habilidade para encarar os trechos mais complicados.

Via de regra não existe um modelo único de prova. Cada competição é diferente uma da outra devido às particularidades de cada região.

O Brasil Enduro Series é um dos pioneiros no país na disputa de Enduro MTB em abrangência nacional. Vale conferir no vídeo um pouquinho do que rolou na etapa realizada esse ano em Minas Gerais e se jogar de vez em uma das categorias mais emocionantes do Mountain Bike.

Fontes:

Bike Magazine
Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *