Crianças e bicicletas: qual é a hora certa?

As dicas para iniciar os pequenos sem traumas no pedal.

Tem criança que é fissurada em bicicleta desde muito pequena. E tem outras que às vezes precisam de um empurrãozinho para tomar gosto pelo esporte. Fato é que uma vez superada a barreira inicial, a molecada logo percebe que sair pedalando por aí é a maior diversão.

Como toda atividade física, andar de bicicleta traz benefícios para o corpo, mas também acaba contribuindo no processo de socialização e no desenvolvimento intelectual dos pequenos.

criança e bicicleta idade ideal

A partir de que idade?

Os especialistas recomendam que um pouco antes de completar dois anos a criança comece a se familiarizar com o triciclo e, a partir dos três anos, tenha o primeiro contrato com a bicicleta.

Bicicleta de iniciação: com ou sem pedal?

A iniciação pode variar de acordo com o modelo de bicicleta escolhido. Se a opção for por um modelo sem pedal, a criança começará desenvolvendo o domínio de equilíbrio e só depois aprende a técnica de pedalar. O contrário acontece se o modelo escolhido for a bicicleta de rodinhas, onde a criança começa dominando a mecânica de pedalar e a da direção, e só depois aprende a manter o equilíbrio.

bicicleta sem pedal crianças

Crianças crescem rápido. Posso comprar uma bicicleta maior?

Um dos maiores equívocos na hora de comprar uma bicicleta infantil é optar por um tamanho maior prevendo o crescimento da criança.

Além de gerar insegurança e tornar o aprendizado mais difícil, uma bicicleta grande também pode contribuir para a ocorrência de acidentes. É importante que o acesso aos comandos da bicicleta, como os freios, sejam de fácil alcance.

Mas então, qual é o modelo ideal para cada idade?

Bicicletas simples e sem detalhes são as melhores escolhas por serem mais leves e fáceis de manobrar. Deixe os modelos com marchas para quando a criança tiver maior domínio e habilidade no pedal.

Quanto ao tamanho ideal da bicicleta, vale conferir as recomendações da Escola de Bicicleta, disponíveis no quadro abaixo (clique para ampliar).

criança e bicicleta tamanho

Lembre-se que a criança não aprende a andar de bicicleta da noite para o dia. É preciso paciência, cuidado e muito carinho nesta fase. Superada essa etapa, depois é só se divertir com o seu pequeno grande companheiro (ou companheira) de pedaladas!

Também poderá se interessar..

4 comments

  1. Minha filha tem 2 anos e 3 meses e ja aprendeu a pedalar na bicicleta com rodinhas. No inicio disse ao pai que ele estava louco e que ela nao teria coordenação motora pra isso!! E não é que ela conseguiu!!

    1. Coisa boa! Aos poucos a criança vai ganhando confiança. E na sequencia, se houver pequenos tombos, faz parte do aprendizado. Diversão garantida e muitos anos de bike! 🙂

    1. Oi, Alex! Que bacana, incentivar o esporte desde cedo só traz benefícios para o desenvolvimento da criança. Boas pedaladas para vocês por aí e valeu por acompanhar o nosso blog. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com