Conheça as diferentes modalidades do Cross Country

Provas podem variar de 6 a 160 km e acontecer em diferentes terrenos.

Você já viu aqui no blog que dentro do Mountain Bike temos várias categorias de ciclismo, entre elas o Cross Country, modalidade onde os atletas percorrem percursos com subidas e descidas, em trilhas e estradas de terra, em diferentes tipos de terreno e obstáculos naturais.

Mas você sabia que o Cross Country também possui provas com diferentes formatos? Confira as características de cada uma delas de acordo com o regulamento da UCI – União Internacional de Ciclismo.

modalidades cross country

Cross Country Olímpico (XCO)

São provas disputadas com várias voltas em um circuito de cerca de 6Km, formado por trilhas e alguns trechos de estradas, com subidas e descidas e demais dificuldades e obstáculos oferecidos pelo terreno. A largada é em grupo e o vencedor é o atleta que completar no menor tempo o número de voltas definido pela organização do evento.

Cross Country Ponto a Ponto (XCP)

São provas com menos de 60Km, normalmente disputadas em percursos com predominância de estradas de terra. Normalmente estas provas tem largada em um local e chegada em outro, por exemplo, entre cidades diferentes. No Brasil, muitos organizadores denominam este formato de prova como Maratona, embora estas exijam quilometram mínima de 60Km.

Cross Country Maratona (XCM)

As provas de XCM tem percurso com no mínimo 60Km e até 160km.

Cross Country Eliminator (XCE)

São provas curtas e dinâmicas, disputadas em percursos de 500m a 1km e em baterias de 4 atletas. O percurso deve ter obstáculos naturais e/ou artificiais como troncos, drops, escadas para descer ou subir, pontes e construções de madeira. A pista tem que ser 100% pedalável e normalmente não possui trechos de single track. A competição é estruturada em baterias com quatro atletas.

Cross Country Short Circuit ou Short Track (XCC)

São provas rápidas e intensas. São disputadas em circuitos curtos, de até 2Km, em baterias 30m a 1h, e a largada é em grupo, normalmente, de pelo menos 15 atletas. O percurso pode possui obstáculos naturais e/ou artificiais.

Cross Country Time Trial (XCT)

Nas provas de XCT os atletas largam individualmente contra o relógio, ou seja, buscando fazer o menor tempo possível no percurso que deve ter entre 4km e 25km. As colocações são definidas conforme o tempo do atleta, sendo campeão o atleta que fizer o menor tempo. Só podem ser disputadas como etapas de provas de XCS.

Cross Country Stage Race (XCS)

Provas de Cross Country disputadas em pelo menos 3 e no máximo 9 etapas, realizadas em dias consecutivos. As etapas das provas de XCS podem ter diferentes formatos, exceto o XCE. Popularmente provas de XCS com muitas etapas de XCM são chamadas de Ultramaratonas, mas para a UCI a denominação é XCS.

Fontes:
Altorendimento Assessoria Esportiva
Confederação Brasileira de Ciclismo

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com