7 boas razões para comprar uma bicicleta em tempos de pandemia

comprar uma bicicleta

Em meio a tantos dados sobre o coronavírus é bem provável que você já tenha se deparado com a notícia de que as vendas de bicicleta dispararam durante a quarentena. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas registrou aumento de 50% nas vendas de maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. E a essa altura talvez você esteja se perguntando: afinal, vale a pena comprar uma bicicleta em tempos de pandemia?

A resposta é sim, mais do que nunca vale a pena comprar uma bicicleta. E os motivos vão desde utilizar a bike como meio alternativo de transporte essencial até manter a saúde física e mental – seja dos adultos ou das crianças.

De qualquer forma, se você ainda tem dúvidas, listamos 7 bons motivos para comprar uma bicicleta em tempos de pandemia. Além disso, vale conferir a pesquisa da Trek Bicycle que revela os hábitos dos ciclistas frente ao isolamento social. Confira as informações que selecionamos e conte com o atendimento da equipe da Bike Village na hora de escolher o melhor modelo para as suas pedaladas!

Por que comprar uma bicicleta em tempos de pandemia

1) É uma forma segura de se locomover

Se a ideia é se locomover e evitar aglomerações, a bicicleta sem dúvida é a melhor forma de transporte. Por mais que uma ciclovia ou trecho da estrada possam estar movimentados, certamente não se comparam a pegar um ônibus ou trem lotado.

2) Existe um modelo de bike para cada perfil

O mercado oferece diversos modelos de bicicleta que atendem às mais diferentes necessidades. Desde opções dobráveis até a bicicleta elétrica, passando por bikes com design diferenciado, o que não faltam são opções. 

Pode parecer bobagem, mas investir em uma bike que se adapte ao seu estilo de vida é o primeiro passo para fazer do pedal um hábito. Além disso, vale a pena comprar uma bicicleta que custe um pouco mais mas que ofereça maior conforto e segurança.

3) Pedalar faz bem para a saúde mental

Andar de bicicleta traz benefícios físicos, é verdade, mas também para a saúde mental. Ao pedalar, o corpo libera endorfina, um dos hormônios relacionados ao bem-estar. Isso significa sentir uma melhora no humor e também diminuir os sintomas de estresse e ansiedade. Sem falar que nada melhor do que sentir aquele ventinho no rosto e curtir a cidade de um jeito diferente, com mais calma e atenção do que se estivesse dentro de um carro.

Um estudo de 2018 publicado na revista médica inglesa Lancet mostrou que indivíduos que se exercitam têm 43% menos dias ruins, mentalmente falando, do que os sedentários. E que pedalar é a segunda atividade física que mais contribui para isso, segundo as pessoas que participaram da pesquisa. 

benefícios de pedalar

4) As cidades estão ganhando mais ciclovias

Embora a implantação de novas ciclovias se dê em passos lentos, cada vez mais cidades estão adaptando suas vias para oferecer mais segurança para os ciclistas. 

Além disso, você também pode se sentir mais seguro usando os equipamentos de proteção necessários e conhecendo as melhores condutas para pedalar na rua. Nesse sentido, vale conferir aqui no blog o post 8 dicas para quem anda de bike no trânsito.

5) Pode ser uma opção para evitar a academia

Voltar para a academia nesse momento talvez não seja a melhor opção para se exercitar. Afinal, manter o distanciamento social ainda é uma recomendação importante. Dessa forma, a bicicleta pode ser uma alternativa à academia, possibilitando se exercitar com menos exposição ao coronavírus.

6) É um ótimo lazer para crianças

Como toda atividade física, andar de bicicleta traz benefícios para o corpo, mas também acaba contribuindo no processo de socialização e no desenvolvimento intelectual dos pequenos. O que é ainda mais importante nesses tempos de isolamento social, não é mesmo? Assim, comprar uma bicicleta infantil sem dúvidas é uma ótima ideia para estimular as crianças.

vale a pena comprar uma bicicleta em tempos de pandemia

7) Pode ser uma alternativa para pequenas viagens

Você já pensou em fazer pequenas viagens de bicicleta? Pois saiba que essa pode ser uma forma muito divertida de conhecer novos lugares. É claro que a prática requer treino e experiência, mas que tal dar o primeiro passo e começar a treinar as pedaladas pela cidade? Você vai ver que quanto mais você pesquisar e ler sobre cicloviagens, mais vontade você vai sentir de treinar para essa aventura!

E então, o que você achou das razões que elencamos? Ainda em dúvida se vale a pena comprar uma bicicleta em tempos de pandemia? Que tal conhecer nossa bike shop em Porto Alegre e conversar com a nossa equipe? Aguardamos você!


* Confira também aqui no blog o post Como funciona a bicicleta elétrica: 13 razões para investir na e-bike.

** Imagens via Pixabay.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *