Pensando em comprar bicicleta elétrica? Veja o que é legal saber antes!

Então você está pensando em comprar bicicleta elétrica? Muito bem! As e-bikes são ótimas opções tanto para se locomover de forma prática e econômica como para levar o ciclismo esportivo para outro nível

Esse tipo de bicicleta possui muitas semelhanças com os modelos tradicionais, entretanto existem algumas peculiaridades que é legal você conhecer antes de decidir pela compra de determinado modelo.

Assim, relacionamos aqui algumas informações importantes que podem auxiliar você na hora de comprar bicicleta elétrica. Confira as dicas que selecionamos e veja como encontrar a e-bike perfeita para as suas necessidades!

5 DÚVIDAS COMUNS AO COMPRAR BICICLETA ELÉTRICA

1) Como funciona uma bicicleta elétrica?

As e-bikes funcionam usando um motor elétrico e uma bateria para ajudá-lo a impulsionar a sua bicicleta. A bateria alimenta o motor e você controla a quantidade de potência que o sistema gera usando um controlador que geralmente é montado no guidão. A princípio existem dois métodos principais pelos quais a potência é transferida do sistema de acionamento à sua bicicleta: o sistema eletro-assistido a pedal e o controle do acelerador.

Nas bicicletas elétricas com sistema eletro-assistido a pedal, você controla a quantidade de assistência que o sistema fornece e a assistência só entra em ação quando você pedala. O motor amplifica a potência por trás de cada pedalada, proporcionando sobretudo uma sensação natural ao pedalar que faz parecer que suas pernas estão super potentes.

Esse é um ponto importante que você precisa saber antes de comprar bicicleta elétrica: quanto mais você pedalar, maior o impulso, e mais rápido você se movimenta, porém só até certo ponto. O motor é controlado para parar de impulsioná-lo quando você atinge determinada velocidade.

2) Qual bicicleta elétrica é a melhor para mim?

Da mesma forma que as bikes tradicionais, as elétricas são projetadas para diferentes tipos de ciclismo. Assim, o primeiro passo para comprar uma bicicleta elétrica é considerar o uso que você fará dela. De uma modo geral as e-bikes podem ser divididas nas categorias listadas abaixo.

  • Bicicletas elétricas híbridas e para trajetos urbanos: oferecem a potência adicional necessária para ir mais longe, carregar mais, reduzir percursos de carro, bem como se divertir em momentos de lazer.
  • Bicicletas de estrada elétricas: permitem que você pedale em grupos mais rápidos e se esforce para percorrer alguns quilômetros adicionais. Além disso, oferecem um impulso estratégico ao subir colinas.
  • Mountain bikes elétricas: permitem explorar mais trilhas e ir mais longe. Nesse sentido você pode acelerar nas subidas e ser seu próprio transporte.

3) Qual a distância que as bicicletas elétricas podem percorrer?

A estimativa geral da autonomia de uma bicicleta elétrica varia de 25 a 160 Km com uma única carga. Sim, é uma faixa realmente ampla! Isso acontece porque a autonomia da bicicleta elétrica depende de vários fatores. Ou seja alguns fatores você pode controlar e outros não. 

Os fatores controláveis incluem por exemplo a capacidade da bateria, a eficiência do motor, o nível de assistência do motor selecionado e o peso que você está carregando. Os fatores incontroláveis incluem vento, clima, temperatura e terreno. Por isso recomenda-se o uso de uma calculadora de faixa de bicicleta elétrica para ajudá-lo a descobrir uma estimativa de faixa mais precisa para sua bicicleta elétrica.

dicas para comprar bicicleta elétrica

4) Como cuidar da minha bicicleta elétrica?

As e-bikes não exigem muito mais manutenção do que uma bicicleta tradicional, ao mesmo tempo é legal você se atentar a esse aspecto se está pensando em comprar bicicleta elétrica.

O principal cuidado é tratar a bateria com atenção, como faria com seu laptop ou smartphone. Portanto leve a sua e-bike a uma loja de bicicletas elétricas qualificada com mecânicos que sabem como trabalhar em sistemas de transmissão de e-bikes. 

5) Bicicleta elétrica pode andar na ciclovia?

O critério de modelo e potência é o que enquadra um equipamento como bicicleta elétrica ou não. Assim, e-bikes com potência até 350 watts, velocidade que não ultrapassa 25 km/hora e que não possuem acelerador manual, podem circular pelas ciclovias, ciclofaixas ou acostamento, a exemplo do que já é orientado para as bicicletas tradicionais.

Curtiu as dicas sobre comprar bicicleta elétrica? Quer mais detalhes sobre como funciona uma e-bike? Entre em contato com a Bike Village, revenda autorizada das bicicletas elétricas Trek. Nossa equipe está apta a tirar todas as suas dúvidas! Visite nossa loja e encontre a bicicleta que melhor atende suas necessidades.


* Confira também aqui no blog o post Como funciona a bicicleta elétrica: 13 razões para investir na e-bike.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *