Competições de ciclismo: por onde começar?

Dicas para quem quer participar de campeonatos.

Tudo tem início com a compra da bicicleta e do equipamento. Aí vem as primeiras pedaladas, a atividade começa a se tornar um hábito e quando você vê o ciclismo já faz parte da sua vida.

É bem provável que a essa altura você esteja cada vez mais interessado em melhorar a sua performance e condicionamento e, quem sabe, participar de algumas competições. Mas, por onde começar?

O básico do básico

Se você sente vontade de competir é bem provável que já possua o fundamental: uma bicicleta e preparo físico. O equipamento mínimo de proteção para participar das provas também é bem simples: capacete, luvas e óculos.

Equipamento

É óbvio que um bom equipamento ajuda na sua performance. Mas se o dinheiro anda curto, comece com o que você já tem e invista nos treinos. Equipamento bom é importante, mas não é fundamental.

Dedicação

Aqui não tem desculpa. Quem quer competir precisa estipular uma rotina semana se treinos. Também é legal fazer uma avaliação física e seguir a orientação de profissionais. Outra boa dica é já se acostumar a acordar cedo, visto que a maioria das provas acontece nos finais de semana pela manhã.

Provas

Para participar da maioria das provas o único requisito é que você se inscreva dentro do prazo e pague a inscrição (se houver esta exigência). Algumas competições exigem que o participante seja federado, aí será preciso entrar em contato com a federação de seu Estado. No site da Confederação Brasileira de Ciclismo você tem a lista com o endereço de todas as federações de ciclismo e bike do Brasil. Triathlon e BMX têm federações próprias.

Qual prova escolher?

Comece pelas competições mais simples e com menos participantes e lembre-se que nas primeiras vezes você irá mais como observador que como competidor. Não desanime se tiver um mau resultado no início, é o que acontece com a maioria dos ciclistas logo que começam a competir.

Outro fator determinante na escolha da prova é o financeiro. Algumas competições possuem taxas caras de inscrições, enquanto que outras vão demandar gastos com hospedagem e deslocamento. Para as competições mais caras, a dica é se programar: esteja atento ao calendário de provas e faça o seu planejamento financeiro com antecedência.

Fonte: Bike Magazine

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com