Como usar pedais de encaixe: 6 dicas para iniciantes

como usar pedais de encaixe

Grande parte dos ciclistas que já têm um tempo de estrada já pensou em algum momento em mudar para o pedal de clip. Seja para ganhar mais velocidade, pelo conforto ou por simples curiosidade.

Ao mesmo tempo, muitos bikers ainda têm dúvidas sobre como usar pedais de encaixe. Assim, se você faz parte desse grupo, não se preocupe: só é preciso um pouco de prática e atentar para alguns truques para começar a pedalar “clipado” sem medo. Confira as dicas que selecionamos e aproveite!

Dicas de como usar pedais de encaixe

1) Pratique o encaixe

Não adianta, tudo é questão de treino. Por isso, comece treinando em lugar seguro e de preferência com algo para se apoiar (como uma parede, cerca ou mesa) enquanto pedala lentamente. Para clipar basta pressionar o pé sobre o encaixe. E para desclipar é só rotacionar a parte traseira do pé para fora.

2) Regule a pressão de desencaixe

A maioria dos pedais de clip possuem regulagem de encaixe. Dessa forma quanto menos pressão, mais fácil será executar o movimento de prender ou desprender o pé. Aí é só ir ajustando conforme você for ganhando mais experiência.

3) Pegue o ritmo certo

Se você estiver pedalando muito devagar, pode ser mais difícil de fazer o encaixe. Dessa forma, tente aproveitar o impulso inicial para fazer a clipagem. No mesmo sentido, na hora de parar procure desclipar enquanto as rodas ainda estão girando ao invés de fazer o desencaixe com a bike quase parando.

4) Aprenda a escutar os taquinhos

Os pedais de clip possuem aquele som característico que indica que o encaixe/desencaixe foi feito com sucesso. Preste atenção aos sons e aos poucos você estará dominando o pedal.

5) Invista em manutenção 

Não se esqueça de cuidar do seu sistema de pedais de encaixe. A falta de manutenção pode dificultar o uso do mecanismo e até mesmo causar uma queda. Portanto cuide também para não bloquear o encaixe com sujeira.

6) Tenha paciência

De certa forma, aprender como usar pedais de encaixe é como aprender a andar de bicicleta novamente. Você vai ficar nervoso e pode até ficar um pouco frustrado, mas assim que pegar o jeito você estará entrando em um mundo totalmente novo e que promete muita diversão!


* Confira também aqui no blog o post Procurando o melhor pedal de MTB? Aqui estão 3 opções.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *