Como transportar a bike no carro: confira dicas e opções de suporte

como transportar a bike no carro

Para quem é apaixonado por natureza, as formas de como transportar a bike no carro são uma parte importante do ciclismo de aventura. Afinal muitas vezes a ida até aquela estrada ou trilha de tirar o fôlego só é possível se parte do percurso for percorrido de automóvel.

Embora carregar a bike no carro não seja uma tarefa complicada, é preciso estar atento às determinações das leis de trânsito. Isso tudo para que o transporte seja feito de forma segura. Além disso, é legal conhecer os diferentes tipos de suporte que facilitam a acomodação da bicicleta no veículo.

Confira abaixo algumas opções de como transportar a bike no carro e conheça os modelos de suporte que você encontra na loja online Bike Village e também na nossa bike shop em Porto Alegre

OPÇÕES DE COMO TRANSPORTAR A BIKE NO CARRO

1) Suporte de teto

O suporte de bicicleta para teto é uma das opções mais utilizadas para transporte de bicicleta. Entre as vantagens está o fato de não tampar placas nem de atrapalhar a abertura do porta-malas. Outro benefício é não ocupar o espaço interno do carro.

suporte de bicicleta para teto
Suporte de bicicleta para teto Thule, clique no link para ver mais.

Vale lembrar que, embora exista um limite de altura para o transporte de objetos no teto dos veículos, a bicicleta é uma exceção. É isso mesmo. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, não há limite de altura para o transporte de bicicletas na parte superior do carro.

2) Suporte traseiro

O suporte de bicicleta traseiro requer alguns cuidados em sua utilização. É importante, por exemplo, que a instalação seja feita em uma altura que não permita que a bicicleta arraste no chão. Além disso, caso tape a placa traseira, é preciso instalar outra placa em local visível.

suporte de bicicleta traseiro thule
Suporte de bicicleta traseiro Thule, clique no link para ver mais.

Por outro lado, este modelo oferece algumas vantagens. Entre elas o valor em regra mais acessível. Outra facilidade é o menor esforço para acomodar a bicicleta, visto que não é preciso levantá-la até o teto.

3) Caçamba da picape

Outra forma muito prática de como transportar a bike no carro é utilizando o espaço da caçamba. Para tanto, esticadores com presilhas ajudam a manter a bicicleta firme no compartimento.

protetor de caçamba nomad
Protetor de caçamba Nomad, clique no link para ver mais.

Para proteger a caminhonete, a dica é utilizar os protetores de caçamba. Além do aspecto de proteção, esse acessório possui tampa que permite o fácil acesso à fechadura, facilitando o abrir e fechar. E para deixar a bicicleta mais firme, presilhas reguláveis auxiliam na fixação.

REGRAS IMPORTANTES NO TRANSPORTE DA BIKE

Em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito, por meio da Resolução 349, estabeleceu alguns critérios e parâmetros para transportar a bicicleta em veículos como carros, caminhonetes e utilitários. Entre as principais regras estão: 

– Respeitar a altura, largura e o peso máximo especificado para cada veículo; 

– A carga deve estar bem fixada no suporte móvel ou fixo, aplicado diretamente no veículo; 

– Nenhuma parte do suporte pode estar em contato com o chão

– O suporte ou a bike não podem comprometer a visibilidade do condutor, sinalização, identificação ou a estabilidade do veículo; 

– Em caso de encobrimento ou ocultação da placa traseira ou das lanternas, será obrigatório o uso de uma segunda placa, lacrada e afixada na parte estrutural do veículo. Bem como de lanternas auxiliares.


* Confira também aqui no blog o post Trail Dog: 10 dicas para levar seu cachorro para as trilhas de MTB.

** Imagens via Thule e Nomad.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *