Como tornar uma universidade bike friendly

Universidade americana revela as medidas que adotou para incentivar o uso da bicicleta.

Já faz algum tempo que as universidades brasileiras estão criando iniciativas para incentivar o uso das bicicletas. Programas de empréstimo de bikes – como o Pedalusp, criado na Universidade de São Paulo, e o Bicicleta Livre, da Universidade de Brasília – são alguns bons exemplos de como estimular ainda mais o transporte em duas rodas.

Acontece que muitas vezes não bastam apenas ações dentro dos campus, é preciso também investir em um sistema de apoio que facilite o trânsito cicloviário.

A UCLA – University of California, Los Angeles, foi uma das primeiras universidades americanas a ser reconhecida como bike friendly, ainda em 2011, e compartilhou esta semana uma lista de ações que podem auxiliar universidades, e outras instituições, a promoverem o uso da bicicleta.

1. Ciclovias dentro do campus
Os últimos anos têm sido de investimentos em ciclovias dentro do campus da UCLA, todas demarcadas com tinta verde brilhante.

bike friendly

2. Ciclovias mais seguras nas vias de acesso
A universidade participa de audiências municipais e defende a construção de mais ciclovias, principalmente as que fazem conexões com o campus.

bike friendly

3. Canais nas escadas
Os canais facilitam que os ciclistas passem com as bicicletas pelas escadarias, basta empurrá-las pela lateral.

bike friendly

4. Reparo gratuito de bicicletas
Estações de reparo estão espalhadas pelo campus e incluem bomba de ar, chaves de fenda e outras ferramentas essenciais.

bike friendly

5. A “bike box”
A universidade acrescentou uma faixa a mais próximo ao cruzamento, para facilitar o trânsito de bicicletas e garantir que carros não façam a conversão de forma perigosa.

bike friendly

6. Aluguel de bicicletas
Existem programas de aluguel acessível de bicicletas para alunos e também para os funcionários.

bike friendly

7. O (Re)Cycling Day
Bicicletas que passaram muito tempo abandonadas no campus ganham novos donos através do sorteio que ocorre todo ano no (Re)Cycling Day.

bike friendly

8. Contador de bicicletas
Instalado em 2013, o contador faz com que os ciclistas se sintam parte de uma comunidade cada vez maior.

bike friendly

9. Programas de incentivo
Desconto no estacionamento para carros (tem dias que usar um automóvel é inevitável), no ônibus e até no uso de chuveiros e vestiários são algumas das facilidades oferecidas aos ciclistas.

bike friendly

10. Programas de apoio
É preciso falar sobre o poder do pedal! O Festival Eco-chella de música é uma das iniciativas que cumpre muito bem esse papel.

bike friendly

11. Semana da Bicicleta
Uma vez por ano, durante a semana da bicicleta, a universidade divulga os benefícios do ciclismo para a saúde e os diferentes recursos disponíveis no campus para quem pretende se locomover de bicicleta.

bike friendly

12. Serviços e aulas gratuitas
Os ciclistas podem tanto fazer uso gratuito de ferramentas quanto podem pagar para quem alguém faça ou ensine a fazer. Também existe uma programação relacionada de cursos disponível.

bike friendly

13. Estacionamento gratuito de bicicletas
Dezenas de bicicletários em todo o campus fornecem mais de 3 mil vagas de estacionamento para bicicletas. Armários também estão disponíveis com a cobrança de uma pequena taxa.

bike friendly

* Informações e fotos via “13 improvements that make UCLA a Bicycle Friendly University”, publicado originalmente em UCLA Newsroom.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com