Como tirar ótimas fotos da bicicleta

como tirar boas fotos da bicicleta dicas

Nós todos gostamos de olhar fotos bonitas de bikes, bem como de tirar fotos da bicicleta. Afinal de contas, essa é a segunda melhor coisa a fazer do que realmente estar pedalando.

Acontece que volta e meia nos deparamos com fotos que não valorizam a beleza da bicicleta, seja por uma má escolha do fundo, a configuração da bike e até mesmo detalhes simples como o posicionamento inadequado das válvulas da câmara.

Capturar uma foto que seja da hora é uma verdadeira arte. É claro que você não precisa dominar todos os passos nem virar especialista nos cliques. Mas vale conferir algumas das dicas do site Cyclingtips sobre como tirar ótimas fotos da bicicleta e dar aquela turbinada no seu feed do Instagram.

COMPONHA A BIKE

Para fazer fotos da bicicleta em seu melhor momento, tudo começa ainda na composição da bike da forma mais fotogênica possível. Seguem as dicas:

Logotipos de pneus e válvulas da câmara devem estar alinhados: sempre que você estiver colocando um novo conjunto de pneus em sua bicicleta, certifique-se de que o orifício para a válvula esteja alinhado com o meio de todos os logotipos de pneus. Isso garantirá um alinhamento simétrico entre o pneu e a válvula e também deverá alinhar os logotipos de pneu e aro.

dicas para tirar fotos da bike
Selim plano? Um ponto. Parede coberta de marcas? Menos um ponto. Alforje no selim? Menos outro ponto.

Mantenha o selim plano: se você colocar uma foto de sua bicicleta com o selim inclinado em algum ângulo diferente do plano, isso irá distrair seu público. A beleza da bike ficará de lado enquanto as pessoas ficam analisando como você se senta no selim.

Limpe a bike: você não pode esperar que alguém admire sua linda bike se ela estiver coberta por poeira da trilha do último final de semana ou se houver acúmulo de graxa no cassete. Orgulhe-se da sua bicicleta e faça nela uma boa limpeza antes de apresentá-la ao mundo. A não ser, é claro, que a lama e o barro façam parte da estética radical que você quer passar.

ESCOLHA UM BOM LUGAR 

Agora que a bike está pronta, é hora de encontrar um bom lugar para tirar as fotos da bicicleta. Sim, poderia ser feito em qualquer lugar, mas se você está procurando algo esteticamente satisfatório, aqui estão alguns conselhos.

Escolha a parede certa para o seu #BAAW: boa parte do que chamamos de foto “bikeporn” padrão apresenta uma bicicleta encostada em algum objeto inanimado, geralmente uma parede. Daí a ascensão da hashtag #BAAW no Instagram, que é a abreviação de “bike against a wall”. Embora pareça fácil, existe uma verdadeira arte para escolher a parede certa.

Certifique-se de que a parede e o chão em frente a ela estejam limpos. Ninguém quer ver sua bicicleta no meio da grama alta, nem se distrair com uma parede suja. Escolha algo legal e limpo. Mas, se é legal que a parede esteja limpa, também não deve ser maçante. Escolha algo com um pouco de cor ou um elemento de design interessante. O grafite é sempre uma boa aposta.

como tirar boas fotos da bicicleta
Uma parede clean, sem dúvida, mas nem por isso sem graça. Ou seja, ótima para o seu #BAAW.

Não deixe a parede dominar: a ideia é colocar a bike na frente de um fundo interessante, mas lembre-se, não muito interessante. Afinal, você não quer que as pessoas ignorem sua bicicleta completamente e comecem a falar sobre o quão bacana é aquela street art.

Nem tudo tem que ser #BAAW, não se preocupe: se de repente você ficar impressionado com a vontade de tirar uma foto de sua bicicleta, mas não há uma bela parede para apoiá-la, não tenha medo de ousar. Uma foto da sua bike em frente a uma paisagem extensa ou apoiada contra um poste de luz pode criar um efeito bem impressionante.

como fazer boas fotos da bike
Nem tudo tem que ser sobre paredes, não é mesmo?

CRIE O CENÁRIO PARA FOTOS DA BICICLETA

Você escolheu um bom lugar e agora é hora de colocar sua bicicleta no lugar certo, pronta para o clique.

Não sustente sua bicicleta com qualquer coisa: por exemplo, esqueça a ideia de apoiar a bike com um pedregulho qualquer. Se você está no meio do nada com uma bela paisagem, pense em uma boa maneira de capturar o momento.

A melhor maneira de fazer isso é com um amigo. Peça para ele segurar a bike enquanto você prepara a foto e diga para soltar no momento da captura. Isso é chamado de “ghosty-ing” e dá um efeito flutuante à bike. A dica dos profissionais é certificar-se de que seu amigo vai pegar a bicicleta antes que ela caia no chão.

Veja como isso é feito:

dicas fotos da bicicleta
A preparação…

 

dicas para fotografar a bike
…e aqui o resultado.

Se você estiver sozinho, use uma haste de acrílico transparente presa entre a lateral da transmissão e o solo, em um ângulo suficiente para manter a bicicleta na posição vertical.

PRESTE ATENÇÃO NOS DETALHES

Remova qualquer coisa que quebre as belas linhas da bike: Antes de tirar a foto, remova o alforje, as luzes, a campainha e qualquer outra coisa que distraia da beleza natural da bicicleta.

como fotografar a bike
A escolha da “parede” foi ótima, mas o alforje e a caramanhola poderiam ter sido removidos.

Posicione a bike do lado da coroa maior: Esta é sem dúvida a regra de ouro de como tirar fotos de bicicleta. Coloque sempre do lado da coroa maior. Devemos ser capazes de ver a grande coroa (com corrente presa) em toda a sua glória, não obscurecida pelo quadro.

Coloque a corrente na menor engrenagem: ninguém vai ficar impressionado se a sua moto estiver na coroa maior grande e na maior engrenagem. Certifique-se de que a corrente esteja na menor engrenagem na parte de trás.  

Coloque as pedivelas na posição correta: Você tem exatamente duas opções quando se trata de posição de pedivela: do lado da unidade às 3 horas (horizontalmente à direita do suporte inferior) ou mais perto das 4 horas, garantindo que a manivela continua a linha traçada pela escora do lado do acionador.

E SE ESTIVER DISPOSTO, SEJA DETALHISTA AO EXTREMO

Alinhe as válvulas adequadamente: como acontece com as pedivelas, existem duas opções aceitáveis ​​quando se trata de posicionar as hastes das válvulas: a) gire ambas as rodas para que cada válvula esteja exatamente às 6 horas, ou b) esconda a válvula dianteira atrás do garfo e a válvula traseira atrás dos seat stays. Além disso, retire as tampas das válvulas.

dicas fotos da bike
Válvulas nos lugares certos, mas dava para ter tirado as tampinhas não é?

Afaste a blocagem: você não quer chegar tão longe e depois bagunçar sua foto graças à má posição da blocagem. Certifique-se de que a blocagem frontal esteja paralela ao garfo dianteiro ou dobrada atrás dele. Sua blocagem traseira precisa estar paralela aos chain stays. Ou então posicionada a meio caminho entre os chain stays e os seat stays.


* Confira também aqui no blog o post 10 prazeres do MTB para experimentar (pelo menos) uma vez na vida.

** Imagem do topo via Bicicletas Trek. Todas as demais via Cyclingtips.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com