Como sinalizar com as mãos em treinos

Dicas de comunicação para sair tudo certo no pedal em grupo.

Quando o treino é realizado de forma coletiva, principalmente em estrada, a segurança do grupo depende da comunicação eficaz entre todos os seus integrantes. É que os ciclistas que estão atrás não possuem uma visão completa do que vem pela frente.

Por tal razão, o Global Cycling Network fez um vídeo bem bacana com dicas de sinalização para quem treina em grupo. As imagens praticamente são autoexplicativas, mas você também pode conferir as dicas no texto que segue abaixo. Lembre-se que a comunicação é a peça-chave para um grupo em harmonia.

1. Sinalizar obstáculos na estrada

Aqui se aplica sinalização semelhante à utilizada no trânsito. Mantenha a mão aberta e aponte para o lado em que o obstáculo está, se possível acenando para trás.

2. Carros vindo na direção contrária

O sinal universal para isto é gritar “óleo”, mas gritar “carro” é indiscutivelmente mais claro. Também é recomendável fazer um gesto com as mãos como se você estivesse empurrando os ciclistas para longe dos veículos.

3. Esquerda e direita

Esta é fácil. Braço direito para manter-se à direita. Braço esquero para manter-se à esquerda.

4. Diminuir a velocidade

Com a palma virada para baixo, faça um movimento para cima e para baixo. É bem útil em caso de curvas muito acentuadas ou problemas na pista.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *