Como pedalar na lama: 5 dicas para se dar bem em competições

como pedalar na lama

Pedalar em uma trilha cheia de barro, em um primeiro momento, pode parecer uma aventura e tanto. Mas a verdade é que um terreno nessas condições exige é muito domínio do pedal.

Se você ainda está tentando dominar os terrenos em condições extremas, aqui estão alguns truques sobre como pedalar na lama. Confira quais são elas e encare sem medo as condições mais extremas do terreno.

5 dicas de como pedalar na lama

1) Revise a calibragem e a escolha do pneu 

Baixar a pressão dos pneus melhora sim o pedal em condições de barro. Porém os benefícios são sutis. O ideal é optar por pneus específicos para barro, que conseguem manter uma melhor aderência ao terreno.

Os melhores pneus para condições de lama são os de largura menor mas mais altos. Caso não tenha disponível um pneu específico para o terreno, procure usar o mais estreito que você tiver.

2) Improvise um paralama (caso não disponha de um)

O ideal para enfrentar uma trilha com muito barro é dispor de um bom paralama de bicicleta. No caso da bicicleta não estar equipada com o acessório, a saída de emergência pode ser improvisar com uma câmera de ar velha. Para isso, basta cortar um pedaço de câmera do tamanho que fique entre o garfo e o arco. A foto abaixo, compartilhada pelo biker Adi Gilbert, ilustra bem essa ideia.

como improvisar um paralama

O paralama não vai evitar que a sua bike fique suja, é claro. Mas vai proteger a sua visão, evitando que a lama voe entre as pernas do garfos e termine na proteção do capacete ou no seu rosto.

3) Relaxe na pilotagem

Quando se trata de como pedalar na lama, talvez essa seja a dica mais importante: fique solto em cima da bike. Isso significa pilotar de forma mais relaxada e confortável.

A trilha com muito barro vai fazer com que a sua bike se mova de forma estranha, então mantenha a calma e, literalmente, entre no embalo.

4) Diminua a cadência

A cadência é basicamente o número de vezes que os pedais da bike giram por minuto. Para melhorar a performance em um terreno com lama, o ideal é permanecer sentado na bike e diminuir a cadência, mantendo a mesma potência.

Com essa estratégia, o piloto consegue mais força na pedalada, o que ajuda a manter a aderência em uma trilha escorregadia.

como pedalar na lama 2

5) Pegue leve no freio

Não adianta, no terreno com lama é tentador pilotar da mesma forma que você faz na trilha seca. Mas frear do modo de sempre provavelmente vai resultar em um acidente desagradável.

A saída é procurar uma frenagem antecipada e mais sutil, evitando a derrapagem. Se o pneu de trás derrapar um pouco, tudo bem, mas a derrapagem na dianteira certamente vai resultar em um tombo feio. Por isso, antecipe as frenagens e pegue leve.


* Com informações de Red Bull.

** Confira também aqui no blog o post Prova de MTB: como se preparar e o que levar no dia da prova.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com