Como pedalar melhor em 7 etapas

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Tornar-se um ciclista melhor, mais apto e mais rápido, não precisa ser um processo árduo. Andar de bicicleta é divertido e aprender como pedalar melhor também pode ser. Basta definir algumas metas e planejar seu pedal para ver algumas melhorias.

Algumas das dicas que relacionamos aqui, e que foram publicadas originalmente pela Cycling Weekly, são baseadas em técnicas, outras em treino, e outras são apenas divertidas. Em comum, todas pretendem ajudá-lo a se tornar um ciclista melhor, mais apto e mais forte.

7 DICAS DE COMO PEDALAR MELHOR

1. Aumente sua velocidade média em 1 milha

Você pode facilmente percorrer uma milha por hora mais rápido na sua próxima pedalada sem nem mesmo ser mais apto: tudo se resume à técnica. Ser um piloto eficiente e saber andar com velocidade o tornará mais rápido e conservará sua energia, por isso é uma habilidade importante praticar em cada corrida.

Lembre-se, por exemplo, de que não é a rapidez com que você entra na curva que conta, mas a velocidade que você passa por ela. Se você entrar muito veloz e tiver que pisar no freio, isso diminuirá sua velocidade significativamente.

Descendo, e particularmente descendo antes de uma colina, é outra área para se olhar. Se houver uma subida após uma descida e você puder ver que é seguro, não freie ou perderá o impulso. Pedalar em uma descida e manter sua velocidade permitirá que você role o outro lado com quase nenhum esforço.

Por fim, pense no seu posicionamento. A resistência ao vento é a coisa que desacelera mais os ciclistas, então, para ir um pouco mais rápido, pense em minimizar sua área frontal. 

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2. Pedale com conforto

Andar de bicicleta não deve ser desconfortável, embora saibamos que os ciclistas geralmente sofrem com algumas dores. No entanto, há muito que você pode fazer para evitá-las. Ter um ajuste de bicicleta profissional, o famoso bike fit, é um bom ponto de partida, pois mecanicamente sua bicicleta precisa se adequar a você.

Além disso, o condicionamento do corpo para manter sua postura de ciclismo deve ocorrer fora da bicicleta.  Ter uma boa rotina de exercícios de alongamento e fortalecimento para fazer depois e entre os passeios ajudará a evitar muitos dos pequenos incômodos e dores.

3. Pedale mais na semana

Encontrar mais tempo para andar de bicicleta é um desafio para todo ciclista, e duas coisas ajudam: criatividade e organização. Essas duas qualidades permitirão que você aproveite todas as oportunidades que aparecerem no seu caminho.

A maneira mais óbvia de passar mais tempo na sua bicicleta é ir para o trabalho com ela. Você também pode pensar em fazer outros deslocamentos pedalando, como uma visita aos seus amigos ou até mesmo uma reunião de negócios. Com uma mochila, muda de roupa e um pacote de lenços, você pode estar facilmente apresentável em qualquer ocasião.

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4. Nunca fique sem energia

Ficar sem energia na bicicleta é uma experiência decididamente desagradável, mas que pode ser facilmente evitada se você pensar em sua nutrição antes e durante o passeio. Nutrição esportiva não significa comer suplementos caros: bananas, barras de cereal e sanduíches contêm muitos carboidratos de fácil absorção, são práticos de transportar e de comer.

No entanto, a maneira mais fácil de garantir que você fique hidratado e tenha energia suficiente para pedalar por mais de duas horas é usar uma bebida com carboidratos. Sempre leve um pouco mais de comida do que você pensa que precisa e, se você planeja ficar fora por várias horas, comece a comer após os primeiros 30 minutos de passeio. Consumir 60 gramas de carboidratos por hora é uma boa regra, então verifique os pacotes para garantir que você tenha o suficiente.

5. Percorra 100 milhas

Um passeio de 100 milhas – ou 160 km – pode parecer uma tarefa assustadora. Mas a verdade é que esta aventura está ao alcance de todos os ciclistas. 

Existem várias etapas que você pode seguir para facilitar. Primeiro, planeje sua rota com sabedoria, levando em consideração a direção do vento e as subidas. Coloque as subidas difíceis no início do passeio (ou evite-as completamente) e, se puder, termine com um vento de cauda para ajudar a chegar em casa.

Se o objetivo é simplesmente percorrer 160 quilômetros em vez de tentar fazê-lo rapidamente, reserve um dia inteiro, comece cedo e viaje até o pôr do sol. Uma viagem de um dia inteiro é uma grande aventura e sem pressões de tempo, você não precisará entrar em pânico com a velocidade ou se preocupar em parar a cada hora. Se você não está acostumado a percorrer grandes distâncias, planeje paradas regulares em cada trecho. Seja para fazer um lanche ou descansar.

O ritmo é realmente importante para garantir que você tenha a energia necessária para chegar ao fim. Ser capaz de conversar com outros ciclistas é um bom indicador de que você está no ritmo certo. Se você estiver ofegante ou sem fôlego, é hora de diminuir a velocidade.

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6. Apaixone-se pelas montanhas

Montanhas podem demorar a cair no gosto dos ciclistas. Afinal elas podem fazer suas pernas doerem e seus pulmões queimarem. Mas pedalar regularmente pelas colinas aumentará a força das suas pernas. E forçando-se a trabalhar um pouco mais do que o normal, também aumentarão a sua aptidão cardiovascular. Portanto, não evite as montanhas se você quiser ficar mais rápido. 

Além disso, você tem uma vista incrível do topo de uma colina. Isso quebra o seu ritmo, permitindo que você se divirta nas descidas e se esforce para subir.

7. Pedale com seus amigos

Muitas vezes vemos um grupo de pessoas acelerando em um bloco único, com foco em chegar rápido. Não seria ótimo pedalar junto e conversar ao invés de se apegar apenas ao guidão à sua frente? Não é crime conversar durante o ciclismo. Fique em forma, fique rápido, pedale melhor. Ter a mesma habilidade que seus companheiros permitirá que você ande de bike com seus amigos e ainda tenha boas conversas.


* Confira também aqui no blog o post 7 bicicletas Trek que vão surpreender você.

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