Como pedalar em subidas com mais eficiência

Pedalar em subidas é um desafio para todos os ciclistas, e pode ser ainda mais para os mountain bikers em virtude das condições do terreno.

Mas afinal, será que tem jeito de driblar um pouco a gravidade e se sair melhor nas subidas? No site da Red Bull encontramos algumas dicas que podem melhorar o rendimento e relacionamos elas aqui.

Confira as recomendações e veja como pedalar em subidas e melhorar a performance nas trilhas!

como pedalar em subidas

5 dicas de como pedalar em subidas

1) Comece pela calibragem correta

Tem quem não dê bola, mas a verdade é os pneus fazem toda a diferença. Principalmente no que se refere à calibragem correta.

Enquanto que um pneu mais duro, ou seja com calibragem mais alta, oferece mais resistência ao rolamento, na hora de subir é preciso mais esforço para conseguir aderência. Ou seja, há uma perda considerável de energia. Da mesma forma, a baixa pressão dos pneus acaba aumentando o risco de furos no percurso.

O ideal é encontrar uma calibragem que fornece aderência, mas também resistência. Para tanto, faça testes aumentando ou diminuindo a calibragem em um ou dois PSI. Pode parecer pouco, mas você vai ver que faz toda a diferença. Experimente até identificar o que funciona melhor para você.

2) Mantenha a cadência alta

A quantidade de giros que você faz no pedal é o que chamamos de cadência. E ela pode afetar diretamente o rendimento em uma subida.

A cadência baixa exige mais força dos músculos. Pedalar com marchas mais leves pode levar o ciclista mais longe em uma subida.

3) Siga suave no pedal

As trilhas de MTB são repletas de obstáculos. Por isso, colocar muito força no pedal pode fazer o mountain biker perder pressão, uma vez que os os picos são irregulares.

Uma vez que você pedala com suavidade e constância, consegue equilibrar a potência a cada giro do pedal. Assim, ao encarar subidas técnicas e íngremes, procure colocar uma pressão no pedal que gere um movimento mais uniforme e circular.

4) Suba sentado

É tentador levantar do selim nas subidas. Mas, embora permaneça mais fácil em pé, logo você vai fracassar em razão das distribuição de peso desigual entre as rodas. Basta assistir qualquer prova profissional para ver que a técnica de permanecer sentado é a mais utilizada.

Assim, permaneça sentado no selim e projete o tronco pra frente. Mergulhe o peito em direção ao guidão e desloque-se ligeiramente para frente no selim. Exige equilíbrio, mas basta praticar.

5) Trabalhe a mente

As subidas são difíceis para todo mundo, não tem jeito. Por isso, o melhor a fazer pode ser preparar a sua mente para o desafio.

Uma boa estratégia é dividir a subida por fases. Assim, ao invés de visualizar a subida por inteiro, pense no objetivo mais próximo. Assim que superá-lo, pense no próximo ponto da escalada. Isso pode parecer uma técnica muito simples, mas é uma ótima forma de lidar com a dificuldade na pedalada. 😉


* Confira também aqui no blog o post 8 dicas infalíveis para voltar a pedalar.

Também poderá se interessar..

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com