Como pedalar em segurança? 15 dicas que todo ciclista precisa conhecer

Dicas de como pedalar em segurança são sempre bem-vindas. Afinal, por mais que as bikes atualmente já tenham tomado conta das ruas, precaução no trânsito nunca é demais.

Nesse sentido, compartilhamos aqui algumas das dicas do Sampa Bikers, um clube de ciclistas que tem como principal objetivo divulgar o uso da bicicleta como meio de transporte, turismo, esporte e lazer. Confira abaixo as principais recomendações ou veja o conteúdo na íntegra no site da Revista Bicicleta.

15 DICAS DE COMO PEDALAR EM SEGURANÇA

1) Verifique os ajustes da bicicleta

Antes de sair para pedalar, confira se a sua bicicleta está em ordem. Verifique os pneus, freios e rodas. Do mesmo modo, não deixe o selim muito baixo, o joelho deve ficar levemente flexionado quando o pedal estiver na posição mais baixa.

2) Use equipamentos de segurança

Equipamentos de segurança são essenciais. O capacete é um item mais que obrigatório. Bem como luvas e óculos também são importantes.

3) Use roupa própria para pedalar

Dê preferência para roupas com cores vivas para que você fique bastante visível para os veículos. Uma bermuda acolchoada pode evitar dores desagradáveis.

4) Use luzes na bike

À noite fique iluminado! Ou seja, use pisca traseiro, farol ou sinalização refletiva. Use igualmente espelho retrovisor e campainha.

5) Carregue ferramentas essenciais

Leve sempre consigo uma câmara de ar reserva, bomba de encher pneus, kit remendo e chaves compatíveis com sua bicicleta.

dicas de como pedalar em segurança
6) Evite disputas com os carros

Antes de mais nada, você faz parte do trânsito e tem direitos. Não deixe que os carros o forcem para o lado. Eles devem por lei manter sobretudo uma distância de 1,5m no mínimo. Você tem direito à faixa. Mesmo assim, uma boa dica de como pedalar em segurança ainda é evitar as ruas movimentadas e a “disputa” com os carros.

7) Planeje rotas secundárias

Sempre que possível opte por rotas secundárias com pouco movimento de veículos e siga as leis de trânsito. Dessa forma, circule pelo lado direito da via, não muito próximo do meio fio e no mesmo sentido dos veículos. Diga sempre a alguém para onde vai.

8) Siga o fluxo do trânsito

Um dos princípios básicos sobre como pedalar em segurança é não andar na contramão. Além disso, ande em linha reta. Portanto não faça ziguezague e só olhe para trás quando for realmente necessário.

9) Respeite os pedestres

Para atravessar a rua, desça da bicicleta e a empurre ao seu lado, observando todas as regras para pedestres.

10) Use as mãos para sinalizar

Sinalize com gestos suas intenções de manobras. Faça-se bem visível.

dicas de segurança no pedal
11) Pedale defensivamente

Para um pedal seguro, pedale defensivamente. Perceba as intenções dos motoristas. Fique atento aos veículos que podem surgir de repente de uma rua ou entrar cortando sua frente. 

Cuidado ao passar por carros estacionados: as portas podem se abrir de repente e causar acidentes.Não pedale colado aos veículos. Esteja sempre pronto para frear e tome cuidado com o chão liso.

12) Seja gentil

Seja sempre gentil com os outros. Em conclusão, irritar-se jamais resolverá os problemas.

13) Tenha cuidado redobrado nos cruzamentos

Para um pedal seguro, tenha muita atenção nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos.

14) Evite o uso de fones de ouvido

Não use fones de ouvido. Afinal, eles podem bloquear sons que você precisa ouvir para dirigir sua bicicleta defensivamente. Falar ao celular pedalando, nem pensar!

15) Transmita segurança

Por fim, pedale transmitindo segurança aos outros. Nas descidas, não deixe a bicicleta correr demais e fique atento às mudanças de piso.

E então, o que você achou das dicas sobre como pedalar em segurança? Tem alguma sugestão para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Como pedalar melhor em 7 etapas.

** Imagens via Freepik.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *