Como limpar óculos de ciclismo para que durem mais

como limpar óculos de ciclismo

Os óculos de ciclismo fazem parte dos itens essenciais que devem acompanhar o piloto em todas as trilhas e passeios. E isso não só por proteger do sol, mas também porque fazem uma barreira contra insetos, vegetação e até mesmo pedregulhos que podem saltar tanto das nossas rodas quanto das dos companheiros. Assim, por ser um item de proteção de ciclismo tão importante, é legal saber como limpar óculos de ciclismo para que durem mais.

Nesse sentido, listamos abaixo as dicas da MTB Pro para manter seu equipamento limpo e em perfeitas condições. Confira a seguir quais são elas.

3 DICAS DE COMO LIMPAR ÓCULOS DE CICLISMO 

1) Limpe com frequência

É comum acreditar que, em condições que não envolvam lama ou sujeira aparente, não seja necessário limpar os óculos de ciclismo todos os dias. Porém não é bem assim. O ideal é que você remova suavemente a poeira que por ventura possa ter aderido. Para tanto um sopro leve pode ser o suficiente, além do uso do pano de microfibra que acompanha o produto.

2) Fique atento ao suor

Outra dica importante é que, embora possam parecer limpos, muitas vezes é conveniente realizar uma limpeza mais cuidadosa. Isso inclui remover o suor que pode permanecer nas lentes e em algumas áreas da armação. Especialmente nas hastes de borracha e na ponte do nariz. Afinal o suor é bastante corrosivo.

O melhor é realizar essa limpeza em casa, com água morna e sabonete neutro. Em seguida, enxágue com água em abundância e enxugue com um pano limpo. Normalmente o pano de microfibra não deve ser usado neste momento, pois normalmente costuma estar sujo ou com vestígios das limpezas realizadas anteriormente.

3) Evite retirar a lama seca com a mãos

Se houver vestígios de lama, suor, bebidas ou qualquer coisa que deixe vestígios e manchas nas lentes, o procedimento é o mesmo: água e sabão. Em caso de muita lama nas lentes, é importante ressaltar que não deve ser retirada diretamente com as mãos e muito menos quando já estiver seca, pois com certeza iremos arranhar a lente.

É melhor derramar um pouco de água para remover superficialmente a lama e deixar a limpeza mais cuidadosa para quando chegar em casa.

dicas óculos de ciclismo

O QUE EVITAR AO LIMPAR ÓCULOS DE CICLISMO

Além de não tentar retirar os restos de sujeira “seca” que podem ficar grudados nas lentes, há outras coisas que devemos evitar, como por exemplo o uso de substâncias corrosivas de limpeza.

Lembre-se que alguns produtos de limpeza que temos em casa podem conter elementos químicos que deterioram o material das lentes ou da armação. O mesmo acontece com sabonetes ou limpadores de vidro, ou até mesmo o álcool. O ideal é usar apenas água e sabão neutro.

Também não devemos usar papel para limpar os óculos, pois podem ficar riscados. Embora você possa usar um papel macio para secá-los – como papel higiênico ou lenço de papel – eles costumam esfarelar e deixar resíduos. Portanto, é melhor usar um pano macio para secar e limpar.

Por fim, procure manter limpos os panos de microfibra que você costuma utilizar para limpar as lentes. Isso significa de vez quando lavá-los com água morna (ou quente) e sabão neutro. Não é recomendado colocá-los na máquina de lavar, muito menos com amaciante, pois tanto o  sabão em pó quando o amaciante podem deixar resíduos oleosos nas lentes.

E então, o que você achou das dicas sobre como limpar óculos de ciclismo? Tem algum truque para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários! 


* Confira também aqui no blog o post 7 dicas para lavar roupas de ciclismo sem estragar.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *