Lavar camisas e bermudas na mão não é tarefa fácil. A gente sabe. Mas não se preocupe: as máquinas de lavar roupa atualmente têm vários ciclos de lavagem, incluindo opções para os chamados tecidos delicados.
Se a sua máquina tem um agitador central, coloque suas roupas para lavar dentro de em um saco de malha. Principalmente se você tiver os chamados bib shorts – os suspensórios podem enroscar no agitador e até rasgar.
Muitos não gostam de lavar roupas de ciclismo com regularidade porquê têm medo que a agitação afete a durabilidade. Porém as partículas de sujeira podem causar mais danos que a própria máquina, pois corroem as fibras do tecido.
3) Prepare as peças
Não basta jogar as coisas na máquina. Tire um tempo para virar os shorts do avesso, diminuindo assim o atrito entre os tecidos. Feche os zíperes para não danificá-los e evitar que eles próprios danifiquem outras peças.
Aliás, você sabe qual é o maior culpado pela abrasão entre os tecidos na máquina? O velcro. Certifique-se de que todas as luvas e peças que possuem velcro estão corretamente fechadas.
E se o seu passeio foi meio, digamos, lamacento, retire o excesso de sujeira das peças antes de jogá-las na máquina. Em caso de manchas, vale utilizar um produto específico para retirá-las antes da lavagem.

4) Fique frio
Lavar em água quente é uma das coisas que mais danifica uma peça de vestuário. Temperaturas elevadas da água podem danificar irreversivelmente as roupas. E isso não refere apenas ao elástico da cintura, mas aos próprios tecidos.
O tipo de sabão em pó que você usa não é tão importante na hora de lavar roupas de ciclismo. Apenas use. Mas não muito: o sabão em pó é altamente concentrado, então você não precisa usar grandes quantidades.
Segundo especialistas, as tampas de medições e instruções sobre a quantidade de produto de limpeza a ser usado muitas vezes exageram. Grande parte das pessoas ficaria surpresa com o que uma gota de sabão é capaz de fazer.
Outra dica importante: evite totalmente os amaciantes. Além de deixarem resíduos nos tecidos, podem danificar o elastano e deformar tecidos sintéticos.
Pode ter certeza: esse botão da máquina de lavar está lá por alguma razão. O enxague duplo, além de usar um pouco de água extra, é praticamente inofensivo e ajuda a garantir que o sabão em pó será totalmente retirado.
Nunca use secadora para itens que você usa próximo à pele. Se existir algum resíduo de suor, o calor vai fazer com que ele permaneça para sempre na fibra.
Outra coisa, se a água quente pode danificar as fibras do tecido, você já imaginou o que uma secadora é capaz de fazer? Por isso o melhor a fazer é pendurar as roupas no varal para secarem ao ar livre.
Apenas lembre-se de uma exceção importante: tecidos com tratamento DWR precisam de uma passada rápida pela secadora para reativar o acabamento DWR.
Via.