Como guardar bicicleta na área externa? Veja os danos e como prevenir

bicicleta do lado de fora de casa danos

Não se culpe – há muitos motivos pelos quais você pode acabar optando por deixar a bike do lado de fora de casa. Idealmente, todos nós teríamos um espaço interno para abrigar nossas bicicletas em condições ideais de clima. Entretanto, quando isso não é possível, o melhor a fazer é se informar sobre como guardar bicicleta na área externa da melhor forma possível.

Assim, se você já conferiu o nosso post 15 ideias criativas para guardar bicicleta em apartamento, e não encontrou nenhuma solução, resta agora ficar atento a eventuais danos ocasionados pelo ato de bicicleta na área externa. E o mais importante de tudo: saber como preveni-los! Confira as informações selecionamos!

QUAIS OS DANOS DE DEIXAR A BICICLETA NA ÁREA EXTERNA?

A primeira questão sobre como guardar bicicleta na área externa diz respeito aos danos das condições climáticas. Então, por quanto tempo você pode deixar uma bicicleta do lado de fora antes que seus componentes comecem a se degradar? Isso depende de várias condições, diz Daniel Slusser da SRAM, em entrevista ao site Bicycling.

Por exemplo, quantos anos tem a sua bicicleta? Uma bicicleta mais nova – digamos, algo da última década – tem maior probabilidade de ter vedações melhores nos cubos e outras peças que bloqueiam a corrosão da umidade. Também depende de onde você mora. As bicicletas estacionadas em locais com muita chuva ou umidade têm maior probabilidade de sofrer corrosão mais rapidamente.

Deixar sua bicicleta fora por alguns dias não é grande coisa, mesmo se ela for deixada na chuva. Mas depois de uma semana, começam os danos visíveis.

“A corrente vai começar a enferrujar – especialmente se você mora em uma área úmida”, diz Slusser. “É um processo lento e vai variar um pouco com base no nível de corrente que você tem em sua bicicleta. A partir daí, todas as suas peças vão se degradar. Com o calor, as peças de plástico e borracha começam a quebrar. As cores desbotam e o plástico começa a ficar quebradiço.  Assim, você terá mais problemas com ferrugem e peças presas se não souber como guardar bicicleta na área externa”, alerta.

O sol também irá degradar as peças de plástico da sua bicicleta. Um em particular é a bainha na extremidade externa do invólucro do cabo – que vai quebrar e rachar, e você verá todos os fios do invólucro saírem. 

como guardar bicicleta na área externa

COMO GUARDAR BICICLETA NA ÁREA EXTERNA E PREVENIR DANOS

Como vimos, os danos de guardar a bicicleta fora de casa existem e podem comprometer bastante o seu equipamento. Dito isso, você pode fazer algo a respeito.

A ideia mais lógica é ter uma lona sobre a bicicleta para pelo menos protegê-la da chuva e do sol. Entretanto, recomenda Slusser, não a coloque diretamente na bicicleta, pois pode funcionar como uma tenda que retém a umidade. A lona suspensa acima da bicicleta, como se fosse um toldo, é a melhor medida.

Você também pode retardar a corrosão com uma pequena camada extra de graxa ao longo das vedações, que pode atuar como uma segunda barreira para impedir a entrada de água.

Assim, tente lubrificar preventivamente os cabos e as cabeças dos parafusos – até mesmo as roscas dos parafusos onde eles fazem interface com outras peças.

O QUE FAZER DEPOIS QUE A FERRUGEM JÁ SE INSTALOU?

Quando falamos sobre como guardar bicicleta na área externa é inevitável dizer que a ferrugem vai se instalar. E depois que isso acontece, saiba que ainda há tempo para ressuscitar suas peças se você agir rápido.

“Na maioria das vezes, a ferrugem não vai ser tão ruim e você geralmente pode cuidar disso colocando um pouco de óleo nela”, diz Slusser. “Eu não me incomodo em raspar. Se você tem um beach cruiser com pára-lamas cromados enferrujados, um truque que você pode fazer é pegar uma folha de alumínio amassada e esfregá-la ali, e isso ajudará a remover a ferrugem. Funciona como uma escova de aço, mas não deixa muitos sulcos. Mas use folha de alumínio fina, não o material superpesado. ”

Em conclusão: deixar a bicicleta do lado de fora por um ou dois dias não causará grandes danos. Você pode ver sinais de ferrugem após uma semana de negligência. Depois de um mês em más condições, as peças da sua bicicleta comecam a se degradar. O dinheiro que você vai gastar para substituir peças corroídas pode ter sido gasto em uma solução de armazenamento fácil. Por exemplo um rack de gravidade para espaços pequenos ou um sistema de suspensão vertical .

Se tudo mais falhar, forneça à sua bicicleta algum abrigo na forma de um toldo de lona para evitar a deterioração.

E então, o que você achou das dicas de como guardar bicicleta na área externa? Você já conhece os suportes para bicicleta disponíveis na Bike Village? Acesse nosso site ou visite nossa bike shop em Porto Alegre!


* Confira também aqui no blog o post Suporte para bicicleta: 3 opções para guardar e transportar a bike.

** Com informações de What Happens When You Leave Your Bike Outside, publicado em Bicycling. Imagens via Pixabay.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *