Como funciona a bicicleta elétrica: 13 razões para investir na e-bike

como funciona a bicicleta elétrica

A primeira coisa que você deve saber ao se perguntar como funciona a bicicleta elétrica é ter em mente que ela chegou para ficar. As vendas de bicicletas elétricas aumentaram incríveis 91%. Isso apenas entre 2016 e 2017, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado NPD Group .

Alguns vêem o aumento das bicicletas elétricas como uma ameaça, como se as bicicletas comuns seguissem o caminho do obsoleto. Entretanto não há o que temer. As e-bikes não estão aqui para roubar o nosso modo, digamos, mais humano de viver.

De fato, elas podem muito bem aprimorá- lo. Especialmente quando os hábitos de viagem e deslocamento mudam em meio a uma pandemia global. Assim, aqui está tudo o que você precisa saber sobre como funciona a bicicleta elétrica. E, principalmente, os motivos que fazem valer a compra de uma e-bike.

13 questões sobre como funciona a bicicleta elétrica

1. As bicicletas elétricas facilitam o pedal

De um modo geral, as e-bikes são bicicletas com uma “assistência” alimentada por bateria que é acionada na maioria dos casos através do pedal. Quando você empurra os pedais em uma bicicleta elétrica, um pequeno motor engata e lhe dá um impulso, para que você possa subir morros e navegar por terrenos difíceis sem se cansar. Os pedais se parecem com os das bicicletas convencionais. Assim, você controla sua velocidade com os pés, como em uma bicicleta comum.

2. Elas são bem rápidas… até certo ponto

Esse é outro ponto importante sobre como funciona bicicleta elétrica. Quanto mais você pedalar, maior o impulso, e mais rápido você se movimenta, porém só até certo ponto. As bicicletas elétricas permitem o deslocamento rápido, mas não são motocicletas. Você nunca vai percorrer a estrada a 80 km/h por exemplo. O motor é controlado para parar de impulsioná-lo quando você atinge determinada velocidade.Assim, você economiza tempo em seu trajeto mas ainda pode apreciar a paisagem.

Você também pode controlar o tamanho da assistência que recebe. A maioria das bicicletas elétricas vem com um interruptor que permite ajustar a configuração de impulso de baixo para alto.

3. Você irá pedalar mais, ainda que já pedale bastante

Investir em uma e-bike pode aumentar drasticamente a frequência com que você pedala. Uma pesquisa realizada com proprietários de bicicletas elétricas mostrou que 55% dos entrevistados já pedalavam diariamente ou semanalmente. Depois de comprar uma bicicleta elétrica, esse número subiu para 91%. 

Faz sentido depois que você entende como funciona a bicicleta elétrica. É que mesmo que você esteja em boa forma, ainda se cansa, e às vezes montar sua bicicleta pode parecer uma tarefa árdua. Se você tem uma bicicleta elétrica, pode continuar andando enquanto dá uma pausa nas pernas cansadas. Você também pode ir mais rápido, o que torna o ciclismo para viagens mais longas mais atraente, mesmo quando você está pressionado pelo tempo.

4. Existe uma bicicleta elétrica para tudo

Cite uma modalidade de ciclismo e haverá uma bicicleta elétrica para isso. Se você não tem interesse em uma bicicleta de estrada elétrica, pode se deparar com uma mountain bike elétrica de alto desempenho ou mesmo com um modelo pensado especialmente para deslocamentos urbanos.

bicicleta elétrica imagem Freepik

5. Elas podem substituir a condução

Os dados o confirmam: 28% dos entrevistados disseram que compraram uma bicicleta elétrica especificamente para substituir a condução de um carro. E muitas outras razões pelas quais os compradores entrevistados optaram por uma e-bike (incluindo transportar carga e crianças, evitar estacionamento e tráfego e preocupações ambientais) também indicam um desejo de sair do volante. Além disso, você não precisa trocar de roupa ou tomar banho quando chegar ao seu destino, porque não precisa se exercitar tanto.

Considere também que mais da metade de todas as viagens de carro são menores que 16 quilômetros , com algumas pesquisas relatando que a média de uma viagem única é de apenas 9,95 quilômetros . Essa é uma distância fácil de percorrer com a e-bike. 

De fato, a pesquisa constatou que os proprietários substituíram 46% de seus trajetos e 30% de suas tarefas de dirigir por passeios de bicicleta elétrica. 

6. Sim, você ainda faz exercício

As bicicletas elétricas fazem parte do trabalho para você, mas ainda contam como exercício, especialmente para pessoas que de outra forma seriam sedentárias. 

Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram que, quando 20 homens e mulheres que não se exercitavam pedalaram cerca de 40 minutos três dias por semana, eles melhoraram sua aptidão cardiovascular em apenas um mês. 

Muitas pessoas não estão em forma para pedalar o tempo suficiente para obter benefícios significativos de saúde e fitness com o ciclismo. Coloque-as em uma bicicleta elétrica e eles podem sair e andar por uma hora e fazer uma quantidade significativa de exercício. Mesmo se você estiver em excelente forma e em boa forma, ainda poderá se exercitar andando de bicicleta elétrica. 

7. As baterias estão melhorando

Não há como fugir desse detalhe quando falamos sobre como a bicicleta elétrica funciona. As e-bikes também consistem em um dispositivo a mais para carregar. No momento, você pode esperar que sua bateria dure de 35 a 100 milhas antes de precisar ser recarregada. O local em que você cai nessa faixa depende do tamanho da bateria e da quantidade de energia que o motor consome. 

Obviamente, se você estiver na função “turbo” o dia todo, ficará sem bateria mais rápido do que se estiver em configurações mais baixas e econômicas. Mas também esperamos que as baterias melhorem no futuro.

bicicleta elétrica imagem freepik

8. O acesso às trilhas pode ser complicado

As bicicletas elétricas continuam sendo objeto de polêmica nos círculos de mountain bike. É possível que você não consiga usar uma em sua trilha favorita agora, já que a maioria das trilhas não motorizadas as proíbe. No entanto, as coisas estão se inclinando em uma direção mais permissiva conforme as pessoas vão entendendo como funciona a bicicleta elétrica. 

Como todas as principais marcas fabricam bicicletas de montanha elétricas, mais acesso às trilhas é provavelmente apenas uma questão de tempo. Em alguns anos, as pessoas perceberão que as mountain bikes elétricas não têm mais impacto nas trilhas do que uma bicicleta de montanha comum.

9. Elas não são baratas, mas podem fazer você economizar

Ainda não podemos falar que uma bicicleta elétrica seja algo barato. Mas, se você mantiver o carro na garagem com mais frequência, irá economizar dinheiro em manutenção e combustível. Isso sem mencionar os benefícios adicionais à saúde e, potencialmente, menos dias perdidos por ficar doente.

10. Elas são mais pesadas

A primeira coisa que muitos ciclistas fazem ao verificar uma bicicleta nova é elevá-la para medir o peso. Você terá um pequeno choque de escala se tentar isso com uma bicicleta elétrica. A bateria, o motor, os componentes extras e a estrutura reforçada tornam as bicicletas eletrônicas inerentemente mais pesadas do que as bicicletas comuns.

Entretanto, a geometria e a engenharia modernas ajudam a lidar bem com isso. E obviamente o auxílio do motor faz com que os quilos extras desapareçam quando você começa a pedalar. Mas você precisará de mais força para colocá-la no rack do carro ou subir com ela pelas escadas.

11. Elas são o futuro do transporte

Todos os principais fabricantes de bicicletas – e literalmente dezenas de outras marcas menores – já estão no jogo da e-bike. As empresas de automóveis não estão muito atrás. A Ford, por exemplo, bancou um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas em San Francisco.

Fabricantes de automóveis percebem que os carros em áreas urbanas de alta densidade, onde mais da metade da população vive, simplesmente não estão mais funcionando.

12. Agora você pode até competir com elas

Não é tão louco quanto parece. Na Europa, onde o mercado de bicicletas elétricas explodiu, a União Europeia de Ciclismo criou um novo circuito de corrida para bicicletas elétricas, incluindo bicicletas de estrada e de montanha, para a temporada de 2019. 

Seguindo o exemplo, a UCI incluiu uma competição de mountain bike elétrica no Campeonato Mundial de Mountain Bike de 2019.

13. É impossível pedalar uma sem sorrir

Essa é a verdade. Dificilmente um ciclista apaixonado pelas bikes tradicionais, ou mesmo um competidor, não se diverte ao pilotar uma bicicleta elétrica. Estamos dispostos a apostar que você também vai concordar.

Ficou inclinado a se render às e-bikes? Quer mais detalhes sobre como funciona a bicicleta elétrica? Entre em contato com a Bike Village. Nossa equipe está apta a tirar todas as suas dúvidas e orientá-lo na compra da bicicleta que melhor atende suas necessidades.


* Com informações de 13 Reasons to Get Stoked About E-Bikes, publicado no site Bicycling.
** Confira também aqui no blog o post Como a bicicleta conquistará as cidades após o coronavírus.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *