Como escolher sapatilhas para ciclismo

Há muitos benefícios nas sapatilhas para ciclismo, mas, em geral, elas o mantêm mais confortável e o ajudam a pedalar melhor do que os calçados que não são para ciclismo, como tênis para corridas ou treinamentos. 

A forma de como escolher sapatilhas para ciclismo, entretanto, pode gerar uma série de dúvidas. Isso porque, além de existirem modelos específicos para cada categoria, o equipamento também pode ser dividido entre os de pedal plano e os de encaixe.

Por isso, se você está pensando em investir em um calçado específico para o pedal – e já adiantamos que vale a pena – é legal obter algumas informações que podem ajudar na escolha. Confira as dicas que selecionamos e, na dúvida, entre em contato conosco através do site bikevillage.com.br ou visite-nos em nossa bike shop em Porto Alegre!

Os principais tipos de sapatilhas para ciclismo

Via de regra as sapatilhas são projetadas visando as características de cada categoria do ciclismo. Assim, cada modelo irá apresentar recursos que melhoram o desempenho do piloto em cada modalidade. Confira as principais:

1) Sapatilhas para Ciclismo de Estrada

Pensadas para oferecer a melhor transferência de potência, por isso possuem as solas mais rígidas e as presilhas mais largas. Geralmente são compatíveis com pedal com configuração de presilhas de três parafusos. Como essas presilhas ficam expostas, o calçado é ideal para quem pedala na estrada e não caminha por muito tempo. São bastante utilizadas por triatletas.

2) Sapatilhas para Mountain Bike

Possuem solas rígidas e resistentes para proporcionar tração em terrenos acidentados. Possuem design de travessa com 2 parafusos, o que as torna mais fáceis de caminhar. Essa característica é importante uma vez que a trilha pode apresentar trechos em que o ciclista precisa empurrar a bike. É um modelo utilizado também por ciclistas de cascalho e corredores.

Sapatilha para Mountain Bike Bontrager Foray
Sapatilha para Mountain Bike Bontrager Foray, clique no link para ver mais.
3) Sapatilhas para Ciclocross

Trata-se de uma sapatilha para mountain bike com pontos na sola que podem ser equipados com cravos para tração adicional. Como no ciclocross o ciclista desde muito da bike para subir montanhas ou vencer obstáculos, essa tração adicional é uma grande vantagem.

Sapatilha Bontrager Evoke
Sapatilha Bontrager Evoke, clique no link para ver mais.
4) Sapatilhas para Ciclismo Indoor

Seja para ambientes fechados ou para aulas de spinning, essas sapatilhas geralmente possuem solas com sulcos aderentes e travessas com 2 parafusos, que podem ser recuadas e permitem caminhar.

Sapatilha SSR Bontrager
Sapatilha SSR Bontrager, clique no link para ver mais.

Quais as diferenças entre sapatilhas planas e de encaixe?

Bem, antes de mais nada, vale lembrar que as sapatilhas e os pedais se unem para fornecer uma pedalada mais eficiente, confortável e agradável. Assim, existem sapatilhas específicas para serem usadas com cada tipo de pedal. Dessa forma tudo vai depender de como você prefere pedalar: com o pé livre ou preso. Dá só uma espiada nas possibilidades:

1) Pedal de plataforma

É aquele mais popular, onde o pé fica livre. Basta subir na bike e começar a pedalar. É bem comum em bicicletas urbanas e de MTB. Com esse pedal o ideal é usar sapatilhas específicas para mountain bike de sola plana com sulcos especiais que ajudam a manter a aderência no pedal.

2) Pedal com firma pé

Possui uma espécie de “gaiola” para encaixar o pé. É mais utilizado por ciclistas urbanos e de estrada. Embora funcionem com qualquer calçado, apresentam melhor desempenho quando utilizados com sapatilhas criadas especificamente para uso com firma-pés e tiras.

3) Pedal de encaixe

Nesse tipo de pedal o pé fica preso através de um encaixe feito entre a sapatilha e o pedal. Eles são chamados clipless porque não usam firma-pés. São usados para todos os tipos de condução, incluindo ciclismo de estrada, mountain bikes, pistas de cascalho, turismo, deslocamento de ida e volta ao trabalho, ciclocross e corrida. Entre os benefícios da utilização deste tipo de pedal, e por consequência da sapatilha de encaixe, está a pedalada mais eficiente e com alta performance.


* Confira também aqui no blog o post Como usar pedais de encaixe: 6 dicas para iniciantes.

** Com imagens e informações de Trek.

Também poderá se interessar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *